Share on Google+

Adaptação

  (Adaptation.)
Sinopse Charlie Kaufman (Nicolas Cage) precisa de qualquer maneira adaptar para o cinema o romance "The Orchid Thief", de Susan Orlean (Meryl Streep). O livro conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Porém, além das dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema, Charlie precisa lidar também com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e ainda Donald, seu irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Adaptação
Título Original Adaptation.
Ano Lançamento
Gênero Comédia / Drama
País de Origem EUA
Duração114 minutos
Direção
Estúdio/Distrib. Columbia Home Video

Elenco


... Charlie Kaufman / Donald Kaufman
... Valerie Thomas
>> Ver todo o Elenco...

Trilha Sonora


“One Part Lullaby”Escrita por John Davis, Lou Barlow e Wally Gagel
Publicada por Careers-BMG Music Publishing, Inc. o/b/o itself, Endless Soft Hits, Loobiecore e Blisswg Productions
Interpretada por The Folk Implosion
“Dead Melodies”Escrita por Beck (como Beck Hansen)
Publicada por BMG Songs, Inc. o/b/o itself e Cyanide Breathmint
Interpretada por Beck
>> Ver toda a Trilha Sonora...

Trailer



Comentários


11/03/2008 - Caren

1
  Regular
Denunciar
Filme chatinho, não te causa nenhuma impressão e no final tem uma cena de ação bem fora do normal. Destaque apenas p Cage e Steep por serem bons atores sempre.

23/04/2008 - JackO

2
  Regular
Denunciar
Mais um roteiro "porcaria-louca" de Kaufman. Corrijam-me se estiver errado, mas este filme é o segundo de sua carreira, logo depois de "Quero Ser John Malcovitch" e um antes de "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembrança", até agora a sua obra prima. Adaptação é uma grande sátira ao processo de criação de estórias para a indústria cinematográfica, Kaufman debocha especialmente dos clichês ensinados nos cursinhos de roteiristas. Mas o resultado ficou um pouco cansativo mesmo, vale como intermezzo entre duas das peças mais criativas do cinema nos últimos anos.

26/02/2010 - Leonardo (20 anos)

3
  Regular
Denunciar
Um dos melhores roteiros do cinema reunidos em um só filme... Dá a impressão que seria um filme e tanto... Porém o filme num tem nenhum atrativo que prenda as pessoas a assistir o filme se torna chato e cansativo esperei bem mais desse filme e me decepcionei, pois gosto muito das atuações de nicolas cage... Esse filme não passa de um filme regular mesmo!

13/07/2010 - Hamblam (31 anos)

4
  Ótimo
Denunciar
Um filme totalmente incrível. Está sem dúvida nenhuma entre os melhores que já vi. É claro que é um filme que exige um pouco mais do telespectador. Mas é uma ótima experiência.

27/10/2010 - Maysa (23 anos)

5
  Ruim
Denunciar
Me decepcionei com esse roteiro falho e com essa falta de cuidado com os personagens. Cage e Streep, fizeram isso com vocês? Tilda, qrida, olá, já vai? By the way, alguém sabe onde a Susan foi parar? Simplificar ajuda; querer ser coisa demais ajuda a atrapalhar. Esse é daqueles filmes que 30 minutos parecem 300 e que você não quer ver tão cedo, tal é a confusão.

30/12/2010 - Osmar (53 anos)

6
  Ruim
Denunciar
Filme muito confuso, difícil de entender... Bons atores, mas história mal costurada... Nota 4,5...

05/06/2011 - João Lucas - RC - SP (16 anos)

7
  Ótimo
Denunciar
"Adaptação" é, pra mim, um dos filmes mais geniais realizados nos últimos anos. Mas ao mesmo tempo possui um enredo complicado e que não devera agradar a todos. A começar pelo fato do filme ser uma comédia de humor negro (ou seja, não foi feito para ser engraçado, mas sim pra ser irônico, por isso o clima dramático), um tipo de filme que nunca foi de fazer muito sucesso com o público geral e muitas vezes é taxado como sendo "sem graça", "sem nexo" e tal (como muito frequentemente ocorre com os filmes dos Irmãos Coen por exemplo). Mas tudo pode ser entendido como um grande exercício de metalinguagem transposto para um filme (ou seja, trata-se de um filme usado para falar de outro filme). Charlie Kaufuman, na vida real, é responsável pelo roteiro de filmes como "A Natureza quase Humana" (2001), "Confissões de uma Mente Perigosa" (2002), "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004) e "Quero ser John Malkovich" (1999). Pouco após o termino das filmagens deste último, Kaufuman foi contratado para adaptar para um roteiro de cinema, um livro de não-ficção chamado "O Ladrão de Orquídeas" escrito por uma jornalista do The New Yorker, Susan Orlean. Porém, o livro não possuía narrativa, ou seja, era impossível de ser adaptado, o que fez com que a depressão de Kaufuman fosse aumentando, até que ele teve uma ideia genial: escrever um roteiro narrando a sua dificuldade em adaptar o livro, e esse roteiro da origem ao próprio filme "Adaptação". Aqui Kaufuman é interpretado por Nicolas Cage e Susan por Merly Streep. E no filme sempre que Kaufuman lê passagens do livro ocorre um flashback mostrando a vida da escritora 3 anos antes, quando ela ainda estava buscando material para escrever seu livro, e vemos que ela teve um caso com um botânico chamado John Laroche (interpretado por Chris Cooper em atuação vencedora do Oscar). Mas como um filme é uma obra de ficção, Kaufuman passa a "brincar" com a realidade, pois nem tudo que ocorre nele, aconteceu na vida real. Kaufuman não possui um irmão gêmeo (que no filme chama-se Donald e é interpretado também pelo próprio Cage) e Susan e Laroche nunca tiveram um caso. Outro ponto interessante é a ambiguidade do título, pois "Adaptação" não se refere somente ao fato do roteiro narrar a adaptação de um livro por um roteirista deprimido, mas também ao fato de que o mesmo roteirista teve que se adaptar para sobreviver em Hollywood (ai esta o porque de Kaufuman ter citado a teoria evolucionista de Charles Darwin no início do filme, onde o ser humano deve se adaptar a condições adversas para sobreviver), pois no começo Kaufuman tenta escrever um roteiro original, mas no final das contas ele acabasse entregando a clichês (que ele abominava, por sinal), inserindo elementos como suspense, morte e romance a trama. Mas enfim, "Adaptação" é uma ótima comédia para gostos especiais.

18/06/2011 - Jerome (32 anos)

8
  Ótimo
Denunciar
Um filme com roteiro muito louco, coisa de gênio que aparentemente só gênios irão entender.

20/08/2011 - Keissy (21 anos)

9
  Bom
Denunciar
Um filme que tem um roteiro complicado de entender, mas é bom, eu gostei. É bom por que produz emoção, e desafios no final. No começo é um pouco demorado a aparecer a emoção e a ação. Mas ele é bom eu aconselho a assistir.

24/12/2011 - Manoel Lopes (55 anos)

10
  Ótimo
Denunciar
Na vida real, Charlie Kaufman já havia sido bem sucedido com o seu roteiro de "Quero Ser John Malkovich" quando foi convidado para adaptar para o cinema o livro "The Orchid Thief", de Susan Orlean. Ele realmente teve muita dificuldade nesta empreitada, pois o livro não é nada "cinematográfico" por não possuir narrativa. Este processo fez com que ele acabasse desenvolvendo o roteiro de "Adaptação" que conta exatamente esta história adicionada a muita ficção, que por sua vez se tornou o roteiro escrito pelo personagem Charlie Kaufman. A cobra comendo o próprio rabo. Genial! Nicholas Cage muito bem no papel dos gêmeos idênticos Charlie Kaufman e Donald Kaufman, este último fictício. Donald resolve também ser um roteirista e acaba sendo bem sucedido escrevendo um roteiro cheio de clichês. Sem alternativa Charlie acaba pedindo ajuda ao irmão para finalizar a obra com a qual estava tendo dificuldade. "Adaptação" dá então crédito para os dois irmãos como roteiristas e a Academia de Hollywood indicou para o Oscar os dois escritores (o real Charlie e fictício Donald). Pode parecer confuso para muitos, mas é único e especial. Chris Cooper está ótimo (ganhou Oscar de ator coadjuvante) e Meryl Streep bem como sempre. GENIAL! Nota 8,5.

22/07/2013 - Rodolfo Bonventti (52 anos)

11
  Regular
Denunciar
Um filme que não é para o grande público. Requer atenção e conhecimento do livro em que foi baseado ou de como funciona o mundo dos roteiristas. Por isso mesmo, o roteiro e a direção poderiam ter sido mais claros e objetivos. Nicolas Cage e Meryl Streep se esforçam, mas não estão em seus melhores momentos. Destaque mesmo só para Chris Cooper. Nota 6.0.

11/08/2015 - Sandro Pimentel (34 anos)

  Regular
Denunciar
Filme chato e com um roteiro cansativo. O destaque positivo é o elenco e as atuações.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Adaptação (Adaptation.)

Copyright © 2018 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.