Share on Google+

Ser e Ter

  (Être et avoir)
Sinopse Inspirado no fenômeno francês das escolas-de-uma-turma-só, Ser e Ter mostra a vida de uma pequena escola durante um ano letivo e aborda, de maneira serena e calorosa, a educação infantil no interior da França a partir de uma realidade bastante diferente da brasileira. A turma de 12 crianças, com idades entre 04 e 10 anos, que compartilham a sala e aprendem juntas as mais variadas matérias. Tudo com um professor extremamente dedicado e paciente, que conduz as crianças à adolescência, respondendo às suas argumentações e ouvindo seus problemas.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Ser e Ter
Título Original Être et avoir
Ano de Lançamento
Gênero Documentário
País de Origem França
Duração104 minutos
Direção
Estúdio/Distrib. Video Filmes

Elenco


... The teacher
... A Própria (student)
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários



  >> Ver todos os Comentários...

31/08/2009 - Cássia Regina (37 anos)

31
  Ótimo
Denunciar
Esse filme mostra que devemos SER educador com a ALMA e TER qualificação para educar. Mostrar para nosso educandos que educar além dos muros da escola e TER um olhar sobre cada.

24/09/2009 - Lu (20 anos)

32
  Ótimo
Denunciar
Adorei o filme, é uma injeção de animo para quem deseja (como eu) esta profissão de educar pelo resto da vida! O amor, compreensão, atenção como ele trata as crianças deveria ser exemplo não só para profissionais da área de educação, mas como para todos!

09/10/2009 - Fmagrao (28 anos)

33
  Ótimo
Denunciar
O maior potencial do documentário é apresentar a interdisciplinariedade do ensino fundamental francês que, infelizmente, só existe lá em sua área rural atualmente. Os primeiros quatro anos da criança nesta escola já ensinam a conviver com as diferenças e relembrar as dificuldades que passaram nas séries anteriores durante o ano letivo, extraindo de dentro da criança um indivíduo solidário, paciente, respeitador e que compreenderá melhor que a vida se passa degrau por degrau (resumindo: educado). Perfeita escolha do tema pelo Diretor/Produtor Nicholas Philibert, merecidos todos os prêmios recebidos pela obra.

16/10/2009 - Izaura (40 anos)

34
  Ótimo
Denunciar
Amei o filme. Sou professora e gostaria de ser assim tão paciente e amorosa com meus alunos. Mas tem um problema, aqui no Brasil não devemos nem tocar nos alunos, é vedado a prética de educação proximal de Vygotkys. Temos sempre que manter distância para o nosso bem.

19/10/2009 - Babilon (45 anos)

35
  Ótimo
Denunciar
O filme me fez lembrar muito da minha infância. Estudei em uma escola rural que funcionava dessa maneira. A cena do pic-nic, ao ar livre, era prática comum na época. Adorei.

24/10/2009 - Irosaleti Bauer de Lima (49 anos)

36
  Ótimo
Denunciar
Muito significativo, retrata em cada cena o amor pelo que gente faz, gostar de ser educador. Identificar-se e reportar-se sempre de maneira segura, em bom e calmo tom de voz preservando um clima sereno o qual nos favorece um pensar antes de falar e agir.

24/02/2010 - Antonio (59 anos)

37
  Ótimo
Denunciar
Excelente, trouxe parte dos meus oito anos, da classe multiseriada; além de servir hoje de suporte pedagógico onde trabalho no curso de pós-graduação em psicopedagogia.

25/03/2010 - GraçasMariz (54 anos)

38
  Ótimo
Denunciar
Gostei muito do filme por mostrar que não basta ser professor mais você deve amar sua profissão seja médico, pedreiro não tem problema devemos nos dedicar de copo alma e mente, pois na sala de aula estaremos lidando com pequemos seres humanos que seram o futuro.

07/09/2010 - Luiz Gomes (21 anos)

39
  Ótimo
Denunciar
Amar o que faz, ele deve estar orgulhoso do que representa para essas e tantas outras crianças.

15/09/2010 - Elza Carneiro (47 anos)

40
  Não vi
Denunciar
Estou curiosa para assistir o filme, PERCEBE-SE que o professor é o responsável por uma escola cada vez melhor até lá.

25/09/2010 - Soares (39 anos)

41
  Ruim
Denunciar
Eu gostei do filme, mas não do processo de ensino. Em especial, no que se refere aos menores. Não consegui vislumbrar o que os colegas comentaram. Compreendo que há prejuízos para o emocional e para o interesse das crianças com idade de 04 a 06 anos. Tomo por base observações anteriores e sobretudo, conceitos piagetianos.

08/06/2011 - Simone (47 anos)

42
  Ótimo
Denunciar
Achei o filme fantástico, o processo de evolução é bastante significativo. Percorre a teoria de Vygotsky, que acreditava no aprendizado construido nas relações não apenas na mesma faixa etária, mas nos diversos relacionamentos humanos.

02/09/2011 - Danilo (28 anos)

43
  Ótimo
Denunciar
Muito obrigado mesmo!

17/01/2012 - Maria Aparecida Dias da S (53 anos)

44
  Ótimo
Denunciar
Acredito que, gostar do que faz, é a base de todas as profissões, e em especial a de educador! Afinal, somos formadores de opinião, e respeitar para ser respeitado, deve ser o lema, para a formação de cidadãos críticos, e sabedores de seus direitos e deveres! Filme, MARAVILHOSO! ADOREI!

14/12/2012 - Diana M Paula (42 anos)

45
  Ótimo
Denunciar
Nota máxima até por que o filme foi indicado como um complemento na matéria de psicologia da educação. Pois faço o terceiro ano de pedagogia. Me apaixonei pelo filme, pela beleza que o mestre conduz seus alunos. Singelo e puro, assim devemos ser com os nossos alunos ensiná-los com paixão calgarmos os imensos obstáculos da educação tendo como foco a criatividade, paciência respeito e compreenção... Pois educar vai muito além do gostar, ou dons. É UM ATO DE QUERER FAZER O BEM, SEM OLHAR A QUEM. É OLHAR NOS OLHINHOS DE UMA CRIANÇA E SE APAIXONAR DIA ÁPOS DIA PELA PROFISSÃO, PROFESSOR. VÍ ESSE BELO FILME VÁRIAS VEZES, CONFESSO NOTA DEZ.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Um Novo Dueto (Une autre vie)

Copyright © 2014 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.