Share on Google+

Araguaya - A Conspiração do Silêncio


Sinopse No auge da ideologia da segurança nacional do Exército brasileiro, um partido de esquerda dissidente, militantes (a maioria jovem e inexperiente) e inocentes camponeses travam uma batalha contra o Exército em região onde a ambição e a miséria dominam. É onde também está o Padre Chico (Stephane Brodt), um religioso francês que chegou à região do Araguaia no início dos anos 60. A profunda identificação entre Padre Chico e os moradores fazem com que ele presencie eventos ligados à formação da Guerrilha do Araguaia.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Araguaya - A Conspiração do Silêncio
Título Original Araguaya - A Conspiração do Silêncio
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Brasil
Duração105 minutos
Direção
Estúdio/Distrib. Paris Filmes
Idade Indicativa 12 anos

Elenco


... Tenente Alvaro
... Mário
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários



  >> Ver todos os Comentários...

30/09/2010 - Marcos Freitas (30 anos)

9
  Ótimo
Denunciar
Esse filme relata um importante momento histórico que a imprensa (e ainda esconde) escondeu durante muitos anos: A guerrilha do Araguaia. Recomendo a todos.

01/11/2010 - Karoline Araujo (22 anos)

10
  Ótimo
Denunciar
Eu me sinto orgulhosa pelo filme, pois primeiro ter sido um fato de meu estado (pará), segundo por ter participado no filme. Uma experiência inesquecível.

28/01/2011 - Rafael Alvarenga (21 anos)

11
  Ótimo
Denunciar
Nota 10! Assisti ao filme em sua estréia, não fosse a pouca divulgação muitas pessoas teriam a oportunidade de assisti-lo!

06/02/2011 - Roberto (40 anos)

12
  Ótimo
Denunciar
O filme Araguaya é extremamente importante, porquanto mostrar a realidade do que de fato ocorreu naquela década de jumbo, em que as Forças Armadas massacrou, humilhou e matou várias pessoas, inclusive inocentes que não tinham nada a ver com toda aquela situação. Por conseguinte, é preciso que haja mais divulgação, para que várias pessoas, que não tiveram oportunidade de assistir ao filme, possam vê-lo e conhecer tudo que se passou naquela região.

10/04/2011 - Dilma (28 anos)

13
  Ótimo
Denunciar
Vi o filme e achei muito importante para a história divulguei para colegas que não gostam de política para que vejam que os jovens de hoje infelizmente não tem ideologia como os daquela época.

13/05/2011 - Pedro (16 anos)

14
  Ótimo
Denunciar
O Filme é muito bom e é ótimo que seja divulgado eu não sabia que aqui na minha região aconteceu um conflito de tamanha expressão.

17/10/2011 - Itamara (17 anos)

15
  Ótimo
Denunciar
O filme Araguaya, ele é muito importante, é interessante, além de ser muito violento, tendo muita violência, muita morte, muita crueldade com as pessoas, com crianças até mesmo padres. Isso e bastante cruel. Mostrando o conflito entre exército e guerrilha, uma grande luta.
A Conspiração do Silêncio relata a Guerrilha do Araguaia, um dos episódios mais importantes de nossa história contemporânea.

13/11/2011 - Deusimar Santos (34 anos)

16
  Ótimo
Denunciar
O filme retrata fatos que muitas vezes preferimos não lembrar ou saber, pois mexem com o nosso comodismo diante de uma submissão ao um modelo que faz uma inclusão perversa para disfarçar a situação real do nosso país.

07/12/2011 - Edmar (45 anos)

17
  Não vi
Denunciar
Muitos guerrilheiros queriam era impor uma ditadura comunista stalinista, em nada diferente de quaisquer outros regimes de exceção, aliás com mais rigor do que rolou no Brasil. Os militares (que em nada se identificavam com liberdade capitalista, aliás eram estatólatras) pegaram pessoas que nada tinham a ver com guerrilha nem comunismo, mas grupos esquerdistas guerrilheiros também fizeram vítimas em civis em nada relacionados à política.

09/03/2012 - Paulo Adolfo (52 anos)

18
  Bom
Denunciar
Vi o filme mais de uma vez e a impressão que se consolidou é que, de fato, o diretor poderia ter caracterizado melhor a questão política, o porquê de o partido ter se deslocado para o campo para enfrentar a ditadura. Mas o diretor optou mais pela visão romântica, como se a guerrilha fosse uma utopia de um bando de jovens egressos de movimento estudantil, e como se ela nada tivesse deixado na região do Araguaia (mas deixou um saldo organizativo na população da região em luta contra latifundiários). No final, deixa uma visão mais para pessimista, o que a meu ver não aconteceu posteriormente à ocorrência da guerrilha. O filme tem boas atuações dos personagens Osvaldão e Tininha, por exemplo. Filmograficamente também fica um pouco a desejar. Mas assisti-lo enseja realizar um debate sobre a ditadura, sobre a luta armada, e sobre o próprio partido que organizou a guerrilha. Por isso ele também vale.

24/12/2012 - Wagner Pires (45 anos)

19
  Bom
Denunciar
O filme pouco retrata o que foi a guerrilha, ainda há mistério nesta história. O livro" a lei da selva" de Hugo Studart revela o imaginário dos militares da época do conflito e tem muito mais elemento intrigante e revoltante.

04/11/2013 - Luiz (48 anos)

20
  Ótimo
Denunciar
Justamente pelo caráter romântico do filme é que eu o considerei atraente, e assim ele se torna atraente, também, para os estudantes das nossas escolas. Mas o romantismo não deixa de lado, de jeito nenhum, a componente política da luta contra a ditadura militar e o começo da devastação da Amazônia por grupos econômicos. Parabéns pelo filme!

18/04/2014 - Marcio Roberto (35 anos)

  Ótimo
Denunciar
Muito bom esse filme retrata o sofrimento do povo por causa da ditadura, pois o povo sofria uma submissão as forcas armadas de nosso pais.

19/08/2014 - Walter Silva (35 anos)

  Ótimo
Denunciar
Mais um filme sobre parte de nossa história que merece ser assistido e compreendido por todos brasileiros. Recomendo também " Batismo de Sangue", "ZuzuAngel" e "O que é isso Companheiro?", pois todos são ótimos filmes sobre o tempo militar - Nota 10.

22/03/2017 - William (45 anos)

  Ótimo
Denunciar
Uma aula de história que não passará na Globo.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Araguaya - A Conspiração do Silêncio (Araguaya - A Conspiração do Silêncio)

Copyright © 2018 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.