Share on Google+

Rebelião em Vila Rica


Sinopse Decorridos quase dois séculos da Inconfidência Mineira (1798), na mesma cidade e nos mesmos logradouros públicos e edifícios históricos onde ocorreu o famigerado evento, um grupo de estudantes da escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto rebela-se contra a tentativa de transferência de sua faculdade para outra cidade e passa a conspirar contra os atos arbitrários da instituição. O líder estudantil é conhecido como Xavier e são seus companheiros de conspiração o poeta Gonzaga, estudante, noivo de Marília que é musa inspiradora dos inconfidentes. O diretor da faculdade, Furtado, decreta o aumento das anuidades e a cobrança dos atrasados devidos pelos estudantes. Seus atos provocam uma onda de revolta em Ouro Preto e a tentativa de invasão da faculdade de Minas e Metalurgia pelos universitários.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Rebelião em Vila Rica
Título Original Rebelião em Vila Rica
Ano de Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Brasil
Duração96 minutos
Direção /


Trailer



Comentários


02/04/2012 - Luiz Carlos Mascarenhas (66 anos)

1
  Ótimo
Denunciar
Ambientado em 1798 na Cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto, mostra a história de um grupo de estudantes da Escola de Minas que se antepõem à transferência do diretor da escola. Na minha opinião mostra que na mão do jovem estão as formas de pressão e cobrança para se obter melhoras numa escola numa cidade ou num Pais.

02/11/2012 - Gabriela (23 anos)

2
  Ótimo
Denunciar
Meu avô e meu bisavô foram figurantes nesse filme. Dizem que os atores que participaram eram todos alunos da Escola de Minas. A história foi muito bem feita. É triste ver como Ouro Preto era antes... Era vazia, sem carros na rua, as pessoas faziam serenatas com violão, existia mais respeito na cidade, menos violência!

23/05/2013 - Mauro Salgueiro (43 anos)

3
  Bom
Denunciar
Negativo quanto à informação, um dos atores é meu falecido sogro Allan Lima - carioca e formação no Rio...

28/06/2013 - Tomaz Antonio Gonzaga (71 anos)

4
  Ótimo
Denunciar
Na verdade, os principais atores eram profissionais. Houve grande participação de muitos estudantes de todos os níveis, como as alunas da Escola Normal, do Colégio Arquidiocesano da Escola de Farmácia e, principalmente, da Escola de Minas. Pessoas muito conhecidas da sociedade ouro-pretana também participaram do filme, mesmo como atores. Entre essas pessoas, cito Walter Valadão e o médico Dr. Caldeira. Foi um filme muito bem feito, considerando-se os escassos recursos da época. A cena da retirada dos estudantes da república, quando eles sobem a rua do Ouvidor, cantando, sem balbúrdia, apenas cantando, é comovente.

19/08/2013 - Franklin Ferreira Netto (75 anos)

5
  Ótimo
Denunciar
Minha nota é 10. A genialidade dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira mostra como a arbitrariedade em qualquer época provoca justas revoltas. E que sempre alguém paga caro, não raro com a própria vida, pela altivez e ousadia de desafiar os poderosos. E que, muita vezes, o objetivo da luta é alcançado posteriormente. O filme tem o mérito de entrelaçar a Inconfidência Mineira, com o estado de exceção dos anos 40 (Séc. XX) com os atuais protestos explodidos a partir de junho deste ano, sem se saber até onde vão. Além do enredo, como leigo, achei perfeitas as interpretações e as técnicas de filmagem usadas na realização da obra.

07/11/2013 - Anaceli (24 anos)

6
  Não vi
Denunciar
Gente eu quero assistir esse filme, eu não o vi, e ainda não encontrei nem para comprar.

18/02/2014 - Zeandrade (68 anos)

  Ótimo
Denunciar
Passei os melhores anos de minha vida, de 15 a 24, em Ouro Preto, e me formei na Escola de Minas, e, através desse filme vi renascer todas as minhas aspirações e exemplos, já antes de cursar Engenharia de Minas. Hoje, aposentado, reví tão emocionantes e sagradas, ruas e construções barrocas, que me remeteram à juventude. Filme nota 10, pelo conteúdo, irreverencia e não aceitação de imposições. Salve Ouro Preto e a Escola de Minas.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Paraíso (Paraíso)

Copyright © 2014 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.