Share on Google+

Ensaio sobre a Cegueira

  (Blindness)
Sinopse "Ensaio sobre a Cegueira" conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que vemos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Ensaio sobre a Cegueira
Título Original Blindness
Ano Lançamento
Gênero Drama / Ficção / Suspense
País de Origem Canadá / Brasil / Japão
Duração121 minutos
Direção
Estreia no Brasil 12/09/2008
Estúdio/Distrib. Fox Filmes
Idade Indicativa 16 anos

Elenco


... First Blind Man
... Driver #1
>> Ver todo o Elenco...

Trilha Sonora


“Sambolero”Escrita por Luiz Bonfá
Bonfá Music
Interpretada por Luiz Bonfá
From the recording entitled "Solo in Rio" SF 40483, provided
Used by permission
“A Lua é Testemunha (Una Noche Serena Y Oscura)”Escrita por S. Lozano
100% Promotora Hispano Americana De Musica - PHAM
Management: Pffamusic do Brasil Ediçôes Musicaes Ltda.
Brazilian Version: Inhana/Goia
Provided
>> Ver toda a Trilha Sonora...

Trailer



Comentários



  >> Ver todos os Comentários...

14/10/2012 - Isabella (16 anos)

201
  Ótimo
Denunciar
Ótimo filme bem diferente de qualquer outro filme que eu já tenha visto gostei.

04/11/2012 - Otávio (31 anos)

202
  Ótimo
Denunciar
Um ótimo trabalho de Fernando Meirelles. O filme é baseado no livro de José Saramago.

06/11/2012 - Marise (29 anos)

203
  Ótimo
Denunciar
Excelente filme! Emocionou até o próprio José Saramago. Que Fernando Meirelles continue dirigindo ótimos filmes como este!

10/11/2012 - Fabiano (38 anos)

204
  Regular
Denunciar
O filme foi bem diferente daqueles que estamos acostumados a assistir, porém como "em terra de cego quem tem olho é rei", a personagem que enxergava não fazia valer a sua visão, que a deixava em condição de superioridade aos demais, na verdade algumas coisas mal explicadas deixaram este filme a desejar.

03/04/2013 - Odair (39 anos)

205
  Péssimo
Denunciar
Filme insuportável... Ruim demais... Perdi meu tempo assistindo este lixo!

17/07/2013 - Danna (22 anos)

206
  Ótimo
Denunciar
Filme incrível e envolvente... Excelente! Ao longo deste filme tentamos entender como as pessoas vão se tornando cegas no mundo contemporâneo. Importante falar também da obra de Saramago... É preciso ler a obra para entender certas "lacunas" do filme. Recomendo!

26/08/2013 - Kassio (16 anos)

207
  Bom
Denunciar
É um filme meio monótono, mais as atuações são excelentes. A História não gostei muito, deu uma soneca em alguns minutos, mas creio que a origem da cegueira não foi revelada. Acho eu. Só assistam o filme se não tiverem o que fazer mesmo. OBS: BRANCA E LOIRA A JULIANNE MOORE QUASE É DA MESMA COR DO FILME, BRANCO E LEITOSA. PREFIRO A RUIVA.

20/09/2013 - Joana Souza (23 anos)

208
  Bom
Denunciar
O filme não é tão "ficção" assim não. Só é uma realidade aumentada. O horror e as cenas grotescas que ele relata acontecem aos montes, todos os dias, é realidade pura. Tem gente que não passou pela cegueira e consegue ser um monstro, um covarde, um egoísta. O filme é tão incomodo como os telejornais, só que o que a gente ouve entra por um ouvido e sai pelo outro, a gente não testemunhou, então a gente vai ficando cego diante de tanta sujeira e até nos adaptamos a ela. Esse filme não é pra te distrair por uns minutinhos com aventura, ação,comédia, é pra despejar em cima de você aquilo tudo que é real, mas você finge que não vê, dispensa grandes explicações.

03/10/2013 - Roberto Silvio (39 anos)

209
  Péssimo
Denunciar
*cuidado, spoiler*
Vamos analisar então: a mulher enxergava, poderia a qualquer momento pegar aquela tesoura e matar um por um dos estupradores, correto? Mas não! Ela deixou o estupro coletivo acontecer! E o marido dela? Ele cego, a mulher cuidando dele (dando banho ou até limpando a bunda dele) e ele trai esta mulher com uma prostituta cega? Fala sério! Este filme além de nojento é sem noção, que tipo de homem é este que iria trair sua mulher que está cuidando tão bem dele, com uma prostituta? E quer mais? A traída fica amiga da prostituta? É sério? Para mim cega é quem assiste este filme ridículo e fala que é bom ou ótimo!

13/09/2014 - Eduardo B. de Morais Lima (17 anos)

  Bom
Denunciar
O filme assim é muito bom, com uma história bacana e bem bolada, mas claro, teve cenas impróprias e desnecessárias que no meu ver, não precisavam estar no filme, pra deixá-lo menos forte, essas partes foram pesadas, e muito chocantes... Enfim, nota 8...

22/02/2015 - Eva Brites (42 anos)

  Bom
Denunciar
Olhei o filme por indicação do meu filho, que sabe que adoro, tanto ler, como ver filmes, e como é de um escritor conhecido, e com direção de Fernando Meirelles, bem acho que merece. A curiosidade fica com a protagonista que durante toda a epidemia não ficou cega, então, vendo por um lado religioso, digamos que quase todas as religiões pregam que devemos ser caridosos, é o que a personagem de Julianne Moore é, não se importa com cor, raça, sexo, ou se são bons ou ruins, o importante é a vida e o ser humano, por isso ela se salva e salva os outros.E hoje é o que esta faltando no mundo, porque existe muita hipocrisia, esta faltando pouco para a raça humana chegar a isso, e nem somos cegos.

21/06/2015 - Betomp3 (34 anos)

  Ótimo
Denunciar
Filme que faz refletir sobre s seres humanos, injustiças, ganância, etc... Um dos melhores que já assisti.

05/02/2016 - Robertocarlosm (55 anos)

  Péssimo
Denunciar
Assisti no canal Warner hd, achei bem fraquinho, história mal produzida e mal dirigida, cenas de drama muito mal elaboradas, até a dublagem deixou a desejar, não recomendo.

27/06/2016 - Luiz Marques (25 anos)

  Péssimo
Denunciar
Hahahha, filme e um saco de assistir, sabe aqueles filmes que você não ve a hora de acabar o filme kkk, que filme sem noção a mulher que enxergava era bem submissa ela que deveria ser a lider não kkkk, nada have o filme, não recomen do nem pro meu inimigo,

17/07/2017 - Lais (29 anos)

  Ruim
Denunciar
Me recomendaram como sendo filme motivacional. Achei nojento, não recomendo.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness)

Copyright © 2019 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.