Share on Google+

Transeunte


Sinopse Expedito é um senhor aposentado que perdeu os laços com a vida. Entre outros anônimos, caminha diariamente pelo Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Há anos, Expedito abandonou o papel de protagonista de sua história: tornou-se um figurante que testemunha os conflitos alheios através das conversas que escuta pela rua. Porém, passo a passo, começa a aceitar pequenos convites cotidianos para recomeçar sua vida.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Transeunte
Título Original Transeunte
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Brasil
Duração100 minutos
Direção
Estreia no Brasil 12/08/2011
Estúdio/Distrib. VideoFilmes

Trailer



Comentários


20/08/2011 - Alexandre Correia de Jesu (41 anos)

1
  Regular
Denunciar
Gostei da estética ousada do diretor e da segura interpretação do ator principal.

24/08/2011 - Sérgio Sarmento (57 anos)

2
  Bom
Denunciar
Olha! Assisti ao filme na tarde de hoje. Gostaria de primeiro falar da longa metragem do filme. Das 30 horas de material filmado a montadora AVA ROCHA deixou em 125 minutos e foi exatamente isto que checou aos cinemas. Ao contrário do que INTERFIMES escreveu que a duração do filme em 100 minutos. Mas ao meu ver muito mais coisa deveriam ter ficado na ilha de montagem. O filme para ficar bem enxuto deveria ter no máximo 80 minutos. Pois tem partes repetidas, mesmo em planos diferente e depois tem cenas longas com o personagem principal chamado Expedito. E a cópia que assisti era para o pessoal de língua inglesa ver. Pois. Pasmem! Tinha legendas em inglês. Isto mesmo! Inglês! Isto é de um amadorismo total. Onde foi parar a cópia que deveria passar no Brasil? O gato comeu? E isto que o filme é subsidiado pelo dinheiro público através da ANCINE. Mas vamos subtrair tudo isto e pensar só no drama/documentário que é o filme. Depois de tudo isto digo que estamos diante de um bom filme. Nos fala de um senhor chamado Expedito. Homem de 65 anos e aposentado. Um homem solitário, pois vive sozinho após perder sua mãe há uns dez anos e sua mulher Ester possivelmente no mesmo tempo. Fala de suas idas e vindas dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro. Em suma o criador maior o diretor ERYK ROCHA fala de seu protagonista, vivido pelo muito bem pelo ator FERNANDO BEZERRA, com um carinho todo especial. Seu filme parece mostrar que existe um Expedido em cada um de nós. E que no fundo ele presta uma homenagem a todos nós. Só por isto recomendo o filme e por favor vamos que esquecer toda a problemática, se é possível, da primeira parte do meu comentário. Pois acima de tudo adoramos cinema. E depois o diretor procurou fazer um cinema tipo exportação. Deduzo pelas incríveis legendas em inglês. Assisti na tarde de ontem. Bom filme! É o primeiro filme de ficção de Eryk Rocha, conhecido por documentários como Rocha que Voa(2002). Ele é filho de Glauber Rocha. Nos apresenta um personagem chamado Expedito vivido muito bem por Fernando Bezerra. Ele é um aposentado que vive no Rio de Janeiro. Tocando sua vida e descobrindo coisas que ao
longo da vida não tinha vivido. O filme faz um sinsível apanhado sobre a solidão e a velhice do protagonista e com isto presta uma homenagem a todas as pessoas nesta idade. No fundo o diretor quer dar um recado a todos nos que somos ou seremos um futuro transeunte Expedito. Beleza! Recomendo!

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Transeunte (Transeunte)

Copyright © 2018 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.