Share on Google+

Yorimatã


Sinopse Em meio ao movimento hippie dos anos 70, as cantoras e compositoras Luhli e Lucina vivem uma radical experimentação musical, tornando-se pioneiras no cenário da música independente no Brasil, dizendo não às gravadoras e mergulhando na criação artística e numa história de amor e liberdade. Vivem em trisal junto ao fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca, que registra sua trajetória artística e a vida dos três em família em filmes Super 8. Estas e outras imagens da dupla nos dias atuais, junto dos depoimentos de intérpretes e parceiros, como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Zélia Duncan e Tetê Espíndola, resultam em um filme sobre duas singulares personalidades da MPB, mas também sobre a liberdade e a busca das raízes musicais brasileiras.

Share on Google+

Informações


Título no Brasil Yorimatã
Título Original Yorimatã
Ano Lançamento
Gênero Documentário
País de Origem Brasil
Duração116 minutos
Direção
Estreia no Brasil 07/04/2016
Idade Indicativa 10 anos

Elenco


... A Própria
... A Própria
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários


20/04/2016 - José Alberto (49 anos)

  Ótimo
Denunciar
Maravilhoso documentário sobre a dupla Luli e Lucina, essa dupla que admiro e sou fã desde muito tempo. Já tive a oportunidade de assisti-las em meu estado. Elas têm canções gravadas por Secos e Molhados, Ney Matogrosso, Tetê Espíndola e tantos outros da nossa música. Com canções super inspiradas e delicadas, elas mantiveram-se sempre longe dos holofotes da mídia e das grandes gravadoras, pois a dupla sempre fizeram um trabalho autêntico e verdadeiro que não ia de encontro com as propostas comerciais e mercadológicas que a indústria fonográfica propõe, consequentemente tem um público restrito, no entanto fiel ao trabalho sensível e artístico da dupla. O documentário explora bem a vida de cada uma e aborda o relacionamento a três delas duas com o fotógrafo Luiz Fernando Borges. Fato muito polêmico na época, mas que elas mergulharam fundo nessa jornada corajosa sem se preocuparem com o que iriam falar. Contém depoimentos de outros grandes artistas que fazem do filme uma sacada genial, uma ótima proposta sonora deleitante para os nossos ouvidos. Quem não as conhecem procure conhecê-las, pois Luli e Lucina merecem estar num patamar das grandes cantoras e compositoras da nossa MPB. Só vale a pena assistir!

04/06/2016 - Sérgio Sarmento (62 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti nesta tarde de sábado, NO CINEMA, quando finalmente houve sua estreia em minha cidade. Olha! Gostei deste filme documentário. Mesmo sendo de uma produção modestíssima. Aquele material em super 8mm (dos anos 1960) é de dar nos dedos da gente de tão ruim. Pois quase não dava para se ver coisa alguma. Mas também tenho que reconhecer que o filme é feito de uma maneira simpática para essas duas cantoras. Confesso que mesmo vivendo muito bem os anos sessenta do século passado tenho que reconhecer que de maneira alguma tinha ouvido, visto ou presenciado qualquer coisa sobre essas duas cantoras. Pessoas que de maneira alguma alcançaram os grandes meios da "cultura de massa". Fazendo com isso que só certos nichos regionais, deste imenso Brasil, tinham o seu conhecimento. Suas músicas retratavam em muito a natureza onde viviam. Como nasceram e viveram em meio a filosofia hippie se tornaram grandes adeptas de seus ensinamentos. Fazendo com isso que convivessem por longos anos com um homem só. Mas isso, ao mesmo tempo, nos indicavam que estavam além de seu mundo. Pois até hoje seria um escândalo se duas mulheres morassem com um só homem. No filme, ainda, aparecem os depoimentos de um Ney Matogrosso e Gilberto Gil. Enfim! É filme mesmo com imensos pecados, mas não impedem sua importância. E depois, no particular, senti uma saudade daquela juventude, das pessoas, que conhecia e de uma maneiro ou outra apareciam neste longo documentário sobre duas ótimas cantoras e compositoras.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

Yorimatã (Yorimatã)

Copyright © 2020 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.