Share on Google+

O Jardim das Aflições

  (The Garden of Afflictions)
Sinopse O pensamento de Olavo de Carvalho personificado pela sua presença, rotina de trabalho e convívio familiar na Virgínia (EUA), onde mora atualmente. O filme parte dos temas do livro homônimo que ele publicou em 1995, tais como o simbolismo dos jardins na tradição filosófica, liberdade individual e opressão do coletivo, o pensamento aristotélico, e chega a um dos temas centrais do seu pensamento: a morte e a filosofia – aquelas ideias que continuam sendo importantes para nós em face da morte – tendo como mote a pergunta: "O que você vai fazer com a sua vida enquanto é tempo?".

Share on Google+

Informações


Título no Brasil O Jardim das Aflições
Título Original The Garden of Afflictions
Ano Lançamento
Gênero Documentário
País de Origem Brasil
Duração81 minutos
Direção
Estreia no Brasil 01/06/2017
Estúdio/Distrib. Lavra Filmes

Elenco



Trailer



Comentários


02/06/2017 - Sérgio Sarmento (63 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti NO CINEMA, nesta data, quando do lançamento nacional em algumas cidades privilegiadas. Antes de começar propriamente o comentário. Gostaria de dizer que o maior orgulho desta produção é que não houve "um tostão furado" de dinheiro publico em sua realização. Viva! Olha! Belíssimo documentário! Tem certos filmes que assistimos, mas de maneira alguma pensamos que terão alguma repercussão não mais que o normal. Mas este documentário foge de maneira decisiva e apaixonante do normal. Em alguns anos passado até perguntei para um professor de filosofia, do curso secundário, se teríamos algum filósofo nacional. O cara simplesmente não soube me dizer. Mas não é que hoje vos digo que temos. E é um excelente homem filosófico. Falo do apaixonante Olavo de Carvalho. Um campinense de 70 anos e que há alguns anos vive no estado norte americano da Virginia. O filme ao mostrar ao que veio nos deixa apaixonado por entrar naquele "bate papo" que o professor Olavo faz em suas palestras e fundamentalmente em suas aulas de filosofia. Fala de uma maneira impressionante da política brasileira e mostra como os elementos que estiveram nos últimos 14 anos e nos deixaram este presidente atual (que cara mais inoportuno) e nos desígnios levaram este pais para um descalabro que lutaremos anos para acertar seus erros monstruosos e desfalques nunca visto na história brasileira. Cruz credo! Podemos até concordar, concordar em parte ou, ainda, não concordar com nada que o professor Olavo de Carvalho fala. Mas de maneira alguma ficamos passivos e neutros com tudo aquilo visto em tela. Portanto é filme. É um documentário típico para ser visto e debatido por tudo aquilo que assistimos em tela grande.

08/06/2017 - Marcelo C (31 anos)

  Não vi
Denunciar
Quero muito assistir!

23/06/2017 - Robinho Soares (33 anos)

  Ótimo
Denunciar
Filmasssooo... Vale a pena.

18/09/2017 - Nilson Jr. (53 anos)

  Péssimo
Denunciar
Filme panfletário e insípido sobre um astrólogo, pseudo-filósofo, extremista de direita que faz das tripas coração para criar pós verdades, fazer de trabalhos científicos pó, além da contribuição nefasta aos jovens nesse país através de coluna de jornais, revistas e mídias sociais pregando as sandices que prega.A introdução ( um carro cortando estrada rumo a um local ermo, sob a Sinfonia Nº 1 de Jean Sibelius ) não poderia ser mais coerente analogamente, nos remetendo a Kubric em "O iluminado". Como não poderia deixar de ser, na tentativa de se mostrar o "intelectual" biografado, a narração torna-se tão enfadonha quanto o texto, em tom igualmente rebuscado e desinteressante. Não obstante da apresentação como um homem cristão e de família, recentemente sua filha escreveu uma carta aberta contando suas agruras, onde destaca-se a acusação de um pequeno gesto desse cidadão paternal, colocar arma na cabeça dos seus filhos. Mas, segundo suas próprias palavras, terá publico disposto a jogar dinheiro fora..." Eu tenho o dom de atrair loucos ".

08/10/2017 - Maurício (35 anos)

  Bom
Denunciar
Como película é de razoável para bom, principalmente pra quem já conhece praticamente toda a obra do professor, como meu caso, onde há pouca novidade exposta sobre seus ensinamentos. Mas o fato é é que pela grandiosidade do biografado só mesmo um filme ganhador de Oscar para fazer jus. Não há brasileiro com 10% do conhecimento deste homem. Pode-se discordar de algumas de suas opiniões, mas como querer ser dono da verdade lendo dois livros contra quem leu centenas, cujo deseje nato de saber a verdade está latente? Como não ter credibilidade alguém cujo único interesse que demonstrou nesta vida foi estudar e ensinar, sem defender interesses partidários ou financeiros, onde seu objetivo sempre restou demonstrado ser apenas ensinar e dar uma esperança intelectual ao Brasil? Só quem não conhece a obra de Olavo pode ter alguma dúvida. Não tenho dúvida de que sua obra é uma das poucas coisas de nossos tempos que sobrarão no futuro que valha a pena conhecer.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho, mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiter? Sim / Não     Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:

Últimos Visitados

O Jardim das Aflições (The Garden of Afflictions)

Copyright © 2017 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.