Filmes Raros
  Menu
  Principal
  Em Cartaz
  Em Breve
  Lançamentos DVD
  Pré-Lançamentos DVD
  Nacionais
  Lista de Filmes
  Lista por Ano
  Lista por Gênero
  Qual é o Filme?
  Personalidades
  Você usa Firefox?
  Botão InterFilmes
  Comprar
  E-Mail
 
  Busca


Dvd Original - A Passagem (ewan Mcgregor / Naomi Watts)
Preço: R$ 4.90
* Dvd A Passagem Com Ewan Mcgregor E Naomi Watts
Preço: R$ 12.00
Fita Vhs Passagem Para O Inferno / Joseph Fiennes
Preço: R$ 29.90
Dvd - A Passagem
Preço: R$ 29.90
Dvd Os Simpsons - Passagem Para Os Camarins
Preço: R$ 29.90
Suporte Para Tv De Lcd Ou Plasma De 37 A 60 ...
Por:R$84.00
Tv Lcd 7´ Powerpack Mod. Av- Tv750 ...
Por:R$283.70
Netbook Acer Aspire One D250, N270, 2g, 16...
Por:R$1,020.00
Mp15 Mp12 Mp10 Vaic T1100 2chip Tv 2giga 12. ...
Por:R$320.00
Mini Tv / Tela Lcd 7 Slim Powerpack P/ Carro...
Por:R$288.00
Mini Tv E Tela Lcd Portatil Powerpack 7 ...
Por:R$248.00
Suporte C/ Inclinação Stpa 61 Lcd Plasma 37 A...
Por:R$136.99
Dvd Django Franco Nero - Faroeste Raro Origi...
Por:R$24.99
Suporte Para Tv De Lcd Ou Plasma De 17 A 32? ...
Por:R$39.00
Dvd Mogli - O Menino Lobo Sabu, John Qualen...
Por:R$13.90


 
A Passagem (Stay)
   



 

Compre aqui este DVD




DVD A Passagem
R$ 14,90


DVD De Passagem


DVD DOCTV: Passagem










LIVRO De Passagem
R$ 22,40


LIVRO Indecências e Desmandos do Herói Macunaima em Sua Passagem Pela...


LIVRO Na Batida do Surdo: a Morte Pede Passagem
R$ 18,40

 
  • Sinopse
    Um universitário suicida e seu médico entram em um estranho mundo sobrenatural em A Passagem. Henry Lethem (Ryan Gosling) planeja se matar em três dias, a menos que o psicólogo Sam Foster vozes perturbadoras e tido visões aterrorizantes, mas onde será que a imaginação termina e a realidade começa? Repentinamente, Sam percebe que está perdendo o controle da realidade, pois ele, também, é arremessado a uma passagem infernal entre a vida e morte. Com a ajuda de sua namorada (Naomi Watts), Sam tem pouco tempo para desvendar o terrível segredo por trás do pesadelo de Henry, antes que seja tarde demais.

    Já Viu o Filme? Comente e Dê sua Nota...
  •  
  • Informações Técnicas
    Título no Brasil:  A Passagem
    Título Original:  Stay
    País de Origem:  EUA
    Gênero:  Drama
    Classificação etária: 14 anos
    Tempo de Duração: 98 minutos
    Ano de Lançamento:  2005
    Estréia no Brasil: 30/12/2005
    Site Oficial: 
    Estúdio/Distrib.:  Fox
    Direção:  Marc Forster
  •  

     
  • Elenco
    Ewan McGregor .... Sam Foster
    Ryan Gosling .... Henry Letham
     » Ver todo o Elenco...
  •  
  • Trilha Sonora
     » Ver Trilha Sonora...


     
  • Imagens do Filme



     
       
     » Ver Todas as Imagens...

  • Trailers
    Veja aqui o trailer 1
    Veja aqui o trailer 2
    Veja aqui o trailer 3

  • Comentários

    1
    Nota: Ótimo 
     31/12/2005  Por: Fernando
    Não entendi o final, mas mesmo assim gostei do filme...

    2
    Nota: Bom 
     01/01/2006  Por: Babi
    Não entendi nem o início, nem o meio, nem o fim, mas blz...

    3
    Nota: Bom 
     04/01/2006  Por: Daniel
    Pelo que entendi todo o filme são delírios de Henry entre a morte e a vida após o acidente de carro... No começo os "delírios" tem uma certa conexão, mas depois vão ficando cada vez mais desconexos... Os personagens do filme inteiro nada mais são que as pessoas que estavam lá na hora do acidente... Mesmo assim achei o filme totalmente sem sentido...

    4
    Nota: Regular 
     04/01/2006  Por: Victor
    Também não entendi quase nada do filme, ele é muito confuso!

    5
    Nota: Regular 
     04/01/2006  Por: Grayce
    Não entendi nada do filme, mas achei legal o jogo de imagens. É sem noção a história. O filme é sem nexo, mas pelo menos os atores são bons.

    6
    Nota: Péssimo 
     04/01/2006  Por: Vivian
    Acho que a única coisa que entendi foi a cena final... mas mesmo assim não faz sentido algum!!! O cara fumo pra fazer esse filme ctz...

    7
    Nota: Regular 
     05/01/2006  Por: Cristiano
    Esse filme é muito diferente e confuso, todos os efeitos do filme que acredito ser pensamento de Henry desvia a nossa atenção, não consegui fazer grandes conexões e não pode entender o que o autor quiz passar.

    8
    Nota: Ótimo 
     05/01/2006  Por: Alexandre Santos
    Ótimo filme, tô pensando há uma semana e não entendí nada, alguns filmes não precisam ter explicação pois o que não tem explicação ninguém precisa explicar. Recomendo!

    9
    Nota: Ruim 
     05/01/2006  Por: Renato
    Olha que gosto de filmes que faz pensar, mas este aí tá difícil de tirar uma conclusão!

    10
    Nota: Bom 
     05/01/2006  Por: Antônio Carlos - Toco
    Ah sei lá, não entendi muito o filme não, acho que, o que rolou foi de ele ter vivido uma outra vida parecida com a anterior, tipo para tentar salvar o Henry... Ou pode ter sido o que o cara ai acima falou: Foi tipo delirios do Henry... Tudo no momento ali do acidente!!

    11
    Nota: Ótimo 
     05/01/2006  Por: Rafael
    *** SE VOCÊ NÃO ASSISTIU O FILME AINDA, NÃO LEIA ESSE COMENTÁRIO, POIS EU VOU CONTAR O FINAL***

    O Daniel matou a charada. Por isso o nome do filme é "A Passagem" (vida-morte). Ou seja, o filme inteiro na verdade se trata dos últimos delírios de Henry. Ele se culpa por ter matados os pais, e acha que deve morrer... por isso ele sabe que vai se suicidar no sábados às 00:00. O psiquiatra, na verdade, se trata do doutor que está ao lado dele tentando salvá-lo. Então o psiquiatra tenta a todo custo convencê-lo a não se matar (não se entragar). Por isso as vezes no delírio o psquiatra virava Henry... ele, na verdade, representava a parte de Henry que não queria morrer. A enfermeira, que no sonho é a namorada do psiquiatra, se trata da esperança de que ele poderia se salvar e se tornar um artista famoso, uma vez que esta sobreviveu a uma tentativa de suicídio. O resto dos personagens são as pessoas que estão a volta dele no momento da morte, que o diretor resolveu colocar no filme para dar pistas sobre o desfecho. Tanto é que os mesmo personagens aparecem várias vezes (a morena que reconhece Henry no metrô é a mesma que enfaixa o braço do psiquiatra depois da mordida do cachorro). No mais, o filme é louco justamente para que todos tenham a certeza de que tudo aquilo não é verdade, mas sim um sonho. Então nos 5 minutos finais é revelado a verdade: na verdade o suicídio era a representação de que a parte de Henry que queria morrer ganhou, e os esforços do doutor para salvá-lo foram em vão...
    Uma curiosidade: durante o sonho, as calças do psiquiatra estão a todo tempo levantadas quase na altura do joelho... isso é porque Henry encherga o doutor agachado ao lado dele, então, por estar nessa posição, suas calças estão um pouco levantadas. Henry então simplesmente reproduz o psiquiatra da mesma forma.
    Assistam novamente e notem os detalhes que com certeza vocês vão mudar de idéia! ;)

    12
    Nota: Ótimo 
     05/01/2006  Por: Rosi e Gerson
    É um filme de muita atenção, por isso quase ninguém entende, as pessoas não tem paciencia de prestar atenção.

    13
    Nota: Ótimo 
     05/01/2006  Por: Ana Rosa
    Penso que a magia do cinema é o que o torna verdadeiramente uma arte, seja a desprentensão de tornar os filmes comprensíveis. O filme "A Passagem" é implacavelmente belo, tem uma estética rica, a música é igualmente bela. Não é um filme muito fácil mesmo, até porque foge do óbvio. Começa meio simples, vai se complicando e, ao nos envolver em uma trama meio surreal e, em seus cenários ultra modernos, onde predominam as cores e os traços, tiram, pelo menos aconteceu comigo, a obcessão pela compreensão total da obra. Valeu! Mas preciso ver de novo, porque gostei e porque há detalhes que preciso buscar no filme.

    14
    Nota: Ótimo 
     05/01/2006  Por: Dionisio
    Pelo que entendi o filme e feito pela ótica de Henry e, não de Sam, o anel é um símbolo de eternidade para os alquimistas, percebam que no começo do filme Sam acorda com o anel na mão e no final ele recolhe o objeto, fecha-se o ciclo. Todos as pessoas que aparecem no filme percebemos que irão apareceer no final como espectadores da morte de Henri, na verdade ficamos confusos porque Sam rouba a cena e não Henry, este previu a vida daquele, até o envolvimento do psiquiatra com Lila, não é a toa que quando Sam a conhece na hora da morte de Henry não hesita em convida-la para beber um café. O filme e feito em flash-back, de tras pra frente, Sam já sabia o que estaria por vir: junta-se a Lila, ela ter ideias suicidas, etc...

    15
    Nota: Péssimo 
     05/01/2006  Por: Eliane
    Até daria pra aceitar alguma coisa no sentido de que seriam devaneios de Henry antes da morte, mas daí não faria sentido alguma cena do "suicídio" vir depois da morte aparentemente "real" no acidente...?????...não entendi nada!

    16
    Nota: Regular 
     06/01/2006  Por: JSan
    Realmemte é um filme fora do convencional. Os planos inclinados em quase todas as cenas demonstram bem os conflitos entre realidade e sonho. Interessante o que já foi comentado sobre "elo" entre os personagens.

    17
    Nota: Péssimo 
     07/01/2006  Por: Rafaella
    É acabei de assitir e não entendi NADA, hahahaha, quer dizer a cena final entendi, sei la muito confuso, tanto é que ninguém entedeu e concordo com o carinha que disse que quem fez esse filme deve ter fumado muito hahahaha... Não recomendo mesmo a ninguem!

    18
    Nota: Bom 
     07/01/2006  Por: Henrique
    O filme é muito bom... Seria excelente se o roteirista e o diretor explicassem de alguma forma, no final do filme, que aquilo tudo eram os delírios de Henry nos segundos que antecediam sua morte. Não adianta nada contar uma história super original como essa e deixar o público a deriva no final... No cinema senti todo mundo louco pra ver o final e quando ele chegou precisavam ver a cara das pessoas, tavam pior que o Henry depois do acidente... Um esforço enorme pra entender, inclusive eu. Obrigado Rafael, devia pedir uma porcentagem da bilheteria!

    19
    Nota: Bom 
     08/01/2006  Por: anônimo
    Então, mas ainda sim com as explicações do Rafael ficam as questões: Por que que o estudante acredita que o amigo de Sam é seu pai "morto"? Por que sua psiquiatra oficial Beth (Janeane Garofalo) também estava em depressão profunda? E por que Sam se encontra com a suposta "mãe morta" do estudante e é mordido realmente pelo cachorro? Ah, de qualquer forma, eu gostei do filme, apesar da confusão toda e de alguns detalhes do filme ficarem suspensos no ar, é bem interessante...

    20
    Nota: Regular 
     08/01/2006  Por: Mariana
    Quando o filme acabou, a primeira coisa que pensei foi que tudo aquilo tinha sido alucinação de Henry mesmo, que estava morrendo. Mas o mais difícil é encaixar os fatos no seu delírio com a realidade. Como por exemplo sobre as calças de Sam, que se não fosse o comentário do Rafael eu não conseguiria ter feito essa ponte. Quando acaba o filme, acho que todos pensam que o filme é ruim. Mas é só começar a pensar e a ligar as coisas que o filme se torna bem bolado e interessante. Porém, ainda assim achei um filme regular pois não é o tipo de filme que me anima, e pelo contrário, me angustia e me faz pensar. Só passei a gostar depois de muito pensar e achar as soluções. Não aconselho pra quem não gosta de charadas.

    21
    Nota: Ótimo 
     09/01/2006  Por: Guilherme
    Bom... Eu gostei bastante do filme. Não da pra perceber durante o filme, mas ao final você vê até mesmo que as ligações de uma cena para a outra são muito parecidas com a de um sonho... De repente alguém sai da porta de casa e entra pelo consultório. Muito inteligente. As ligações não são óbvias e é isso que torna o filme tão difícil de entender. Ainda assim, o desfecho da história não fez sentido para mim por que se tudo era um sonho do Henry, o que tem a ver o Sam de repente ter aquele flash-back da sua vida com a mulher?

    22
    Nota: Ótimo 
     09/01/2006  Por: Kamishiro Maiku
    O filme é muito bom! Tem uma parte no final que eu fiquei imóvel, não conseguia tirar os olhos da tela! O filme prende a pessoa, e o mais legal é você ficar se perguntando o porque cada coisa acontece! Ficar só imaginando o desfecho da história realmente é bem legal nesses filmes!

    23
    Nota: Ótimo 
     09/01/2006  Por: Rafael 2
    Gostei muito desse filme, mas ainda há coisas que não consegui compreender o significado, por exemplo: 1) Durante o filme, a grande maioria das pessoas (senão forem todas) aparece segurando uma mala prateada ou com uma mochila nas costas. 2) Aparecem grupos de pessoas (2 ou 3 pessoas) iguais ou pelo menos vestidas de maneira igual, durante todo o filme.

    24
    Nota: Ótimo 
     09/01/2006  Por: brunostomp@gmail.com
    Quando saí do cinema estava eufórico, foi um dos melhores filmes que eu já vi, pois me fez pensar em muitas coisas. Se não entendeu o filme procure pensar, vá atrás da semiótica para responder as suas perguntas, procure algo sobre a escada em espiral, entenda a troca de papéis e veja se consegue, mesmo com esforço ligar os fatos e não, simplesmente, rotular o filme como ruim, pois aí sim, estará assumindo que não tem capacidade. Até do lixo tiramos coisas ótimas, basta separarar aquilo que interessa. As pessoas se esquecem que o cinema é uma arte, atualmente corrompida. Pensar e interpretar faz parte. Faz bem para o intelectuo mastigar alguns fatores antes de engolir, se quiser algo mastigado, assista à seção da tarde.

    25
    Nota: Bom 
     11/01/2006  Por: Ricardo
    Achei que as vidas se sobrepõe. Na verdade, o Henry já havia matado os pais em uma vida anterior, por isso sua mãe sangra pela cabeça, ela é a única da história que ainda não reencarnou. O seu pai no presente é o amigo do Sam, aquele cego que ele reconhece. o Henry mesmo sangra pela cabeça também, provando que se suicidou em uma vida passada provavelmente depois de matar seus pais. No presente ele sofre um acidente e fica achando que matou os pais novamente, mas no final alguém diz que vinha atrás e que o pneu furou. Todas as pessoas que estão assistindo o acidente, são Carmicas para ele, por isso aparecem em outros momentos em vidas diferentes.

    26
    Nota: Ótimo 
     11/01/2006  Por: Anderson Fonseca
    Achei o filme interessante, existe um tempo para você saber que está morto e justamente durante esse tempo é que se passa a história, onde o Henry se sente culpado e quer se matar sem saber que está morto e, o doutor acha que acordou, mas ainda está onde todos se encontram quando se está dormindo, entendo que houve um cruzamento entre o mundo em que o Henry estava e o local onde o Doutor se encontrava durante o sono. As pessoas ligadas a ambos ou foram vistas pelo Henry em sua vida ou pelo Doutor na hora do acidente como foi o caso da Enfermeira Lily. Psicodélico, mas muito legal.

    27
    Nota: Ótimo 
     12/01/2006  Por: Vinícius
    Também concordo com o Bruno, é muito interessante ver o filme e procurar entender, buscar as respostas e observar a arte do filme num geral. Aproveito pra agradecer ao Rafael pelo comentário que agora aliviou minha mente... Já estava a semanas pensando no filme! agora é esperar sair na locadora pra ver novamente e captar mais a passagem. Muito, muito interessante, recomendo!

    28
    Nota: Bom 
     12/01/2006  Por: Bel
    Depois da explicação do Rafael, acabou a angústia que eu e minha amiga Alê estávamos sentindo com relação ao filme. Confesso que não estamos totalmente satisfeitas, mas a conclusão dele foi melhor que a minha, que achava que todo mundo estava morto, menos a Lila e o Sam.

    29
    Nota: Bom 
     13/01/2006  Por: Mitiko
    Sobre o comentário do Rafael... Achei perfeito o comentário dele, mas então porque no final o médico tem umas visões que nem fosse uma lembranca dela? Isso faz com que não tenha tanta certeza desse final.

    30
    Nota: Péssimo 
     14/01/2006  Por: Zumira
    Eu e ninguém do cinema entendemos nada, confuso demais. Só fiz gastar dinheiro. kkkk

    31
    Nota: Péssimo 
     16/01/2006  Por: Robson
    Filme completamente sem nexo, tanto no começo, no meio e fim. É o tipico filme no qual o diretor quer se passar por gênio e na realidade só mostra o baixíssimo nível de sua falta de talento.

    32
    Nota: Ruim 
     16/01/2006  Por: Fernando
    Se o filme for mesmo o que o Rafael falou então é muito ruim, porque além de não explicar muito bem vários aspectos, como o fato do henry dizer que aquele ceguinho era o pai dele, a outra psicanalista que ficou louca etc... e se a história for isso mesmo, vamos ser sinceros, totalmente sem graça... a explicação deve ser outra...

    33
    Nota: Ótimo 
     16/01/2006  Por: Raylla
    O filme é muito bom, é muito inteligente, é realmente como um sonho! É fácil imaginar o filme assim.. quando você acorda que tem um sonho bem louco você consegue imaginar tudo igual no sonho e o pior ainda, consegue entender muitas coisas e, assim também é no filme com o tempo você se acostuma com os delírios dele e até consegue fazer as ligações. Só queria saber mais coisas sobre a Athena. Se eles estavam namorando, se conhecendo ou se era uma simples carona (acho que não, pois ela estava no banco da frente com ele e os pais atrás).

    34
    Nota: Bom 
     16/01/2006  Por: Cecíllia
    O comentário do Rafael era o óbvio né, olha o nome do filme galera!!! Sem noção vocês que vão ao cinema. Mas olha só, meu amigo me questionou sobre uma coisa que não soube responder: o cara se matou e caiu na pista, causando o acidente? Eu acreditei que tinha rolado o acidene e ele se feriu, mas não que ele ocasionou o mesmo. hum... O pensamento do meu amigo pode ter uma certa razão!

    35
    Nota: Ruim 
     16/01/2006  Por: Davi
    As pessoas querem acreditar que entenderam o filme, mas isso é impossível, nem o próprio diretor sabe o que ele fez, ele deve ter se perdido no meio do filme e deve ter pensado assim: eu não entendi, ninguém vai entender, assim ninguém pode falar que o filme é ruim.

    36
    Nota: Ótimo 
     17/01/2006  Por: Eu
    O filme é muito bom e muito inteligente. Demorei pra entender a história, mas gostei. A única coisa que não entendi, foi como o Henry conseguiu curar a cegueira daquele velho que ele dizia ser seu pai. Alguém pode me explicar?

    37
    Nota: Regular 
     17/01/2006  Por: Eduardo
    Coisa mais rídícula é ver alguns comentários de pessoas citando o "cinema arte" para elogiar o filme. Pior, dizendo "não entendi mais gostei". "Eu sou, tipo assim, cult, não preciso entender o filme. Filme é para pensar, não para ser entendido." A grande questão é, precisava tudo isso? Eu não achei tão confuso como dizem, na verdade tudo se esclarece no final. No final, "as pistas" como o "modus operandi" da edição nos esclarece tratar de devaneios finais. Mas uma hora e meia de dúvidas para serem solucionadas em um minuto, pra que? A dicotomia real e imaginário já foi dissecada pelos existencialistas, e diga-se de passagem (trocadilho infâme), com muito, mas muito mais qualidade.
    Quem realmente quiser ver a arte, alugue "Cidade dos Sonhos". Quem quiser brincar de detetive, compre Scotland Yard, é muito mais interessante.

    38
    Nota: Péssimo 
     17/01/2006  Por: Oremio
    Péssimo filme, devia ser exibido só em cinemas "cults". Jamais em shoppings. Só doidão para entender doidão!

    39
    Nota: Não vi 
     17/01/2006  Por: Monica
    Não assisti e não irei nem amarrada. Deu para ter uma idéia do filme pelos comentários.

    40
    Nota: Ótimo 
     18/01/2006  Por: Juliana
    É um filme para aqueles que gostam de uma história interessante, que faz pensar! Do contrário, não assistam.

    41
    Nota: Bom 
     21/01/2006  Por: Lu
    Um filme que dá margem a várias interpretações: um espírita pensará em reencarnação; os psicólogos interpretarão como delírio; os físicos como sobreposição de tempos; e assim vai. Acho que em qualquer uma das opções ficam "furos" inesplicáveis. São os mistérios da vida! É difícil aceitarmos a idéia de que tem coisas que não conseguimos explicar. Terá sido esta a intenção do autor? É difícil saber que orientação o autor tinha quando escreveu o filme. Qual a intenção dele? Será que para ele o enigma estaria decifrado ou a intenção seria justamente provocar estas dúvidas e este tipo de discussão? Quem não gosta de ser "desafiado a pensar", não assista! Quem não tolera dúvidas, não assista! Quem compartilha a idéia de que não existem verdades absolutas, vá em frente!

    42
    Nota: Não vi 
     23/01/2006  Por: Jacqueline
    Desde que o filme foi lançado tive curiosidade de assitir... ainda não o fiz, mas depois destes comentários minha mente está fervilhando de curiosidade. Acho excitante ver um filme onde as verdades são questionadas. Concordo com todos os que dizem que vale a pena ver, mesmo que criemos buracos em nossa mente para entender satisatóriamente. Talvez este filme mostre para muitas pessoas que a vida não é só de certezas. Somos seres inteligentes, mas vivemos sob a ótica de que temos que saber tudo. Compartilho a idéia do filósofo: SÓ SEI QUE NADA SEI...

    43
    Nota: Regular 
     24/01/2006  Por: Raquel
    Eu não entendi muita coisa no filme, e uma delas é porque aparece a assinatura do Henry nas telas que foram pintadas por Lila. A primeira vista, pensei que a Lila fosse a reencarnação de Henry, mas já não acho mais isso. Ainda estou muito confusa, e o roteiro deixa muitas pontas soltas. Mas de qualquer forma, é um filme que quero assistir de novo.

    44
    Nota: Ótimo 
     26/01/2006  Por: joycecouto20@hotmail.com
    Quando sai do cinema não estava entendendo muito bem, as pessoas que assistiram ficaram sem entender nada, mas se você parar por um momento e começa a pensar nos detalhes do filme, na fotografia, nos efeitos, você simplesmente se sente em alguns momentos dentro do filme (foi como eu me senti)... Um filme inteligente, que faz com que as pessoas pensem e não é como esses filmes hollywoodianos que mal começou o filme e você ja sabe o final... Simplesmente excelente... Quero ver mais uma vez... e seria bem legal se pudessemos trocar ideias sobre a percepção de cada um a respeito do filme...

    45
    Nota: Péssimo 
     26/01/2006  Por: Emerson
    Filme muito ruim! Só não é mais ruim que Bruxa de Blair! O filme deveria se chamar "A viagem do autor" e não "A passagem". Tem gente que gosta desse tipo de filme, não eu! Prefiro um filme de maior qualidade, "Senhor das Armas", coisa real e não essas viajeiras! Só não entendo como um filme desses pode chegar a tela de um cinema! Acho que vou mudar de profissão, não sendo mais engenheiro e começar a escrever filmes babacas como esse!

    46
    Nota: Ótimo 
     26/01/2006  Por: Roberto
    Só para ajudar, acho que as cenas onded aparecem pessoas repetidas, funcionam como ecos da mente, nos momentos de delírio...

    47
    Nota: Ótimo 
     27/01/2006  Por: Jeferson
    Excelente. Para os adeptos do budismo, ou aqueles que o conhecem um pouco, o filme faz sentindo. Um filme avesso ao que cartesianismo e a lógica da vida e morte como a entendemos. Enfim, cenas para serem sentidas.

    48
    Nota: Ótimo 
     27/01/2006  Por: Tony
    O filme é muito bom. Em alguns momentos não sabia dizer se os personagens eram loucos ou se o louco era eu. Toda a angústia do filme passa para quem está assistindo. Nunca tinha passado por isso em um cinema. Só mais para o final tudo fez sentido, mas ainda continuo com a dúvida sobre o flash de memória do psiquiatra que o fez convidar a mulher para tomar um café. Mas essa passa como capricho da história. Recomendo para aqueles que gostam de pensar um pouco e tem a mente aberta.

    49
    Nota: Ótimo 
     29/01/2006  Por: Nathalia
    Eu gostei do filme, só que ele é meio confuso e tenho certeza que muita gente que assistiu la e eu vi a cara das pessoas, não entenderam nada, eu só entendi mais ou mesnos porque eu li antes aqui o que o Rafael comentou. Mais o filme é muito bom, eu recomendo, espero que tenha continuação.

    50
    Nota: Ótimo 
     01/02/2006  Por: Natalia e Juliana
    Gosto de filmes que fazem pensar... só que esse nem pensando muito você consegue entender... gostei do jogo de images... me deixou curiosa... só entendi depois que li o comentário do Rafael (obrigada, se não fosse por você até agora estaria tentando entender o filme).

    51
    Nota: Ótimo 
     14/02/2006  Por: Ubiratan Queiroz
    Caros amigos, curioso, no dia que assisti ao filme, tinha terminado de ler o livro "Da Bíblia aos múltiplos universos" de Gilson Gondim, excelente leitura, por sinal, recomendo a todos. Em suma, a teoria dos múltiplos universos proposta no livro é a de que não há apenas um universo, mas sim um conjunto infinito de universos, denominado multiverso, onde "o grupo de universos em que você existe é tão infinito quanto o grupo de universos em que você não existe"... "visões do futuro podem ser vislumbres de universos semelhantes ao nosso, mas mais adiantados no transcurso do tempo". Perceberam no filme que uma mesma cena se repete várias vezes? Como a que Sam entra na casa e abraça Lila umas 6 vezes, na minha opinião, seria exemplos de universos similares, mas que em certa altura da trama se diferenciam, esta acepção também é compartilhada pelos budistas, no filme, o cego, que voltou a ver, fala isso. Henri não delirava quando falou que o cego era seu pai, em um universo qualquer, esta possibilidade é realmente plausível, se partirmos do pressuposto da existência dos multiplos universos, em um universo, Lila era paciente de Sam, em outro, Henri realmente matou seus pais (a mãe sengrando pela cabeça e não carbonizada como ela morreu no acidente). O ponto de vista de Daniel é interessante, mas convenhamos, não explica muita coisa do filme, supor que Henri imaginou toda a trama, situações de fato, detalhadamente ocorridas, em cinco minutos de delírio antes de sua morte é muito simplista. Repito, no próprio filme fala-se em acepção budista, não um coeso delírio que precede a morte de Henri. Indico a leitura do livro mencionado, ou mesmo algo sobre o Budismo, que, sinceramente, pouco conhecimento tenho, pois facilita outras interpretações. Grande abraço para todos.

    52
    Nota: Péssimo 
     14/02/2006  Por: Bira Queiroz
    Sim, apenas para o eqüilíngüe Eduardo, trocadilho em latim para crítica cinematográfica? Simplifique a forma de se expressar, meu caro, tal conduta não ressalta cultura, mas, unicamente, fetiche intelectual. Abraços!

    53
    Nota: Ótimo 
     15/02/2006  Por: Karina
    Eu gosto de filmes assim, tipo que pode acontecer com a gente, porque eu acho muito interessante!

    54
    Nota: Péssimo 
     20/02/2006  Por: Juliana campina grande
    Pelo amor de Deus o que foi aquilo? Não entendi o começo, nem meio e nem fim. É porque adoro filmes desse estilo, mas dessa vez não tem condição. Que doidisse é essa?

    55
    Nota: Ótimo 
     26/02/2006  Por: Guilherme RS
    Honestamente, respeito as opiniões diversas sobre o filme e ceticista ou não, eu como médico porém católico faço a seguinte tradução do filme: O rapaz de fato morre no acidente e SAM transpõe a realidade chocante em que se encontra ao deparar-se com a morte trágica do garoto de 20 anos(ele verifica os documentos de Henry) e entra num surto psicótico onde o garoto ainda vive, e comporta-se como um paciente... que a propósito não marca sessões e aparece subitamente em sua casa por exemplo. STAY é o nome do filme! Ele reinventa um final menos culposo - o garoto quer se matar e isso é inerente a ele. Ao contrário de ele deixa-lo morrer. No final, sua esposa percebe que ele compra todas as telas do garoto, numa tentativa de resgate, inclusive carrega o anel de Henry que faz o link ao acidente. Entendo a questão como um surto psicótico e uma culpa intrínseca aliviada com uma sensação de permanênica do garoto. Ele quer salvá-lo.
    Só para complementar: As testemunhas do acidente, de certa forma são cúmplices da culpa do médico. Essas pessoas serão personagens da psicose de SAM, onde ele tentará justificar num enredo apaziguador todo seu ímpeto em salvar a vida de um suicida!
    A tônica que marca o filme em diversos momentos é a frase que ecoa na mente de SAM: FORGIVE ME!
    Agora deixo aos demais internautas a liberdade de discordarem ou não de minha interpretação. Obrigado pelo espaço.

    56
    Nota: Bom 
     27/02/2006  Por: Antonio Daniel
    A "lú" foi muito feliz ao lembrar que cada opinião reflete o ponto de vista do telespectador. Entre analogias quase forçadas, alguns até pronunciam a explicação própria como fato. Ainda bem que ele não lembrou da parte do cego voltar a enxergar, pois teria dito que é porque alguém estava tampando a visão do L. no momento do acidente. "ahh teve uma opinião
    que a pessoa após esnobar pessoas que vão ao cinema disse que o cara caiu da ponte causando o acidente. pessoal, mais umildade e mais conclusões.

    57
    Nota: Ótimo 
     28/02/2006  Por: Margaret
    Filme excelente... Faz a gente pensar muito, querer rever para se certificar de que se trata realmente de alucinação, reencarnação ou, melhor ainda, de que tudo na vida de todos nós, é alucinação vertiginosa. Saí tão maravilhada que me sentia flutuando num mundo imaginário... Só quando cheguei em casa é que senti estar num mundo mais ou menos real... Vou ver outra vez...

    58
    Nota: Ótimo 
     05/03/2006  Por: Cabíria
    Assisti duas vezes e confirmei minha opinião de que o filme é genial. Lindo, bem feito em todos os sentidos, imagens riquíssimas, uma música do Massive Atack, bons atores, figurino de chorar de bom, exploração maravilhosa da arquitetura, cheio de ótimos efeitos, cortes incríveis com atores se deslocando no espaço do quadro, reflexos em vidros e espelhos que mostram imagens diferentes... a cena da dança com Henry assistindo na chuva... enfim, prá lá de bom! Adorei! Quanto à história, não entendê-la completamente torna o filme ainda melhor... estou com ele na cabeça há um tempão... reconstruindo e revendo, repito, as belíssimas imagens... há muito tempo não assistia um filme urbano com imagens tão poéticas... RECOMENDO!!!! ps: Raphael, seu comentário abriu uma porta prá mim! Antes de lê-lo, estava na viagem de que Sam tinha entrado em surto e que todos os personagens vinham do imaginário dele. Com o seu comentário, vi outro filme! Imagino que possam ser muitos outros e isso é o máximo!!!

    59
    Nota: Ótimo 
     25/03/2006  Por: Moises Marangoni
    Só existe uma verdade absoluta nesse filme, que por sinal é horrível: as calças do psiquiatra estão a todo tempo levantadas quase na altura do joelho (Realmente aterrorizante).

    60
    Nota: Ótimo 
     04/05/2006  Por: Lucas
    Oi pessoal, assisti o filme, achei muito, muito bom, o filme é de grandes infermações e quem não tem uma base sobre certas areas dos "sonhos" (psicanalíticos puros, precognitivos e elucidativos) humanos fica mais complicado... É isso pessoal, o Daniel matou a charada como disse o Rafael, mas a questão é que um sonho o máximo que pode durar é três segundos, o filme é de uma genialidade tremenda, temos que entende-lo... Talvez o pessoal tenha se perdido um pouco, mas o filme me deixo estupefato com esse jogo entre a vida e a morte... Não levem meu comentário nem o de ninguém aqui tão a sério a ponto de dizer que não vai assistir o filme, cada um aqui coloca sua opinião... Assista, entenda e venha dar a sua também.. Valeu pessoal... Quem quiser conversar me adicione no msn por favor: ozzygames@hotmail.com... Tchau

    61
    Nota: Ótimo 
     07/05/2006  Por: Vaner
    Mais do que bom, ótimo, genial, inteligente. Um dos melhores filmes que já vi.

    62
    Nota: Bom 
     10/05/2006  Por: Andre
    Bem, pelo que eu entendi do filme, o filme inteiro quase até o acidente, foi imaginação do Henry quando ele estava morrendo, foi a passagem dele para o outro mundo, o que aconteceu foi que ele ao estar ali morrendo imaginou aquelas pessoas em outro mundo.
    Bem, vou ver de novo, se mudar de idéia comento aqui.

    63
    Nota: Ótimo 
     11/05/2006  Por: Jacqueline - RS
    Agora já assisti ao filme... Concordo com todos que falaram que é excepcional. É maravilhoso... Realmente é confuso, mas o final põem um sentido a confusão... Nossos sonhos são assim... Até acordados temos sensações e visões estranhas a nossa consciência lógica. A Passagem é um filme que pode se tornar realidade a partir do momento que você viver aquela situação de quase morte... O trauma causado pelo acidente pode muito bem ter desencadeado aquela fantasia do Henry. Todos os personagens estavam presentes no delírio de quem estava agonizando e tentando justificar as lembranças do acidente. É fantástico. Mas realmente, muitas pessoas não vão gostar... É preciso um certo desprendimento para aproveitar toda a complexidade do filme. Penso que seria uma ótima oportunidade para analisarmos nossos próprios sonhos e perceber quão desconexos pareçam ser e quanto o quanto de nexo eles realmente tem.

    64
    Nota: Bom 
     13/05/2006  Por: Alexsandra
    Acabei de assistir o filme e fiquei imaginando que Sam e Henry eram a mesma pessoa, mas não entendia a parte do suicídio do Henry, porque no final do filme ele aparecia delirando, fiquei pensando: Será que ele morreu? Só consegui ligar uma coisa na outra com as explicações do Rafael que descreveu o filme logo aqui a cima.

    65
    Nota: Bom 
     14/05/2006  Por: Viviene
    Bom, eu não tinha entendido nada do início ao fim, mas depois que eu li os comentários aqui, eu entendi! Com certeza ele teve um delírio sobre as pessoas que estavam com ele no local do acidente. E sobre o final, na hora que o Sam convida a Lily para tomar um café, acho que aquilo que passou não foi um pensamento dele, mas um flash-back do filme... acho que isso confundiu bastante, mas o filme só é bom mesmo da segunda vez...

    66
    Nota: Bom 
     16/05/2006  Por: Vinicius-BH
    Gostei do filme, ele prende a pessoa. Não sei se o que entendi é realmente o certo, mas pelo que pude ver, o final do filme é na verdade o começo, tanto que só aparece o nome do filme quando o mesmo acaba! Daí, o meio do filme é uma continuação após o acidente, no qual Sam começa a delirar e começa a imaginar varias situações, na tentativa de salvar Henry (o mesmo morreu no acidente e isso provocou o sentimento de culpa em Sam)! Então ele imagina Henry como um paciente que ele tenta salvar, mas no fim não consegue (isso porque ele realmente morreu no acidente)! É... confuso o filme... inclusive minha explicação, mas ta ai... mas com isso só não consigo similar o fato da outra psiquiatra passar por aqueles delírios, sendo que ela nada tem a ver com o acidente, ao contrario das outras pessoas do filme...

    67
    Nota: Ótimo 
     22/05/2006  Por: Rafaella
    O filme é muito bom pra quem gosta de usar a inteligência... Muito bem feito, porém difícil de ser compreendido!

    68
    Nota: Ótimo 
     23/05/2006  Por: Leandro. Foz. P.R.
    Realmente é um filme louco. Porém trás varias versões para o final do filme, concordo com o Guilherme do R.S., creio que foi um surto psicótico de Sam. Que o final do filme é o começo. Também não descarto a possibilidade do surto ser de Henry. A história começa no momento do acidente, as personagens em volta do acontecimento é que vão gerar a história, da passagem para a morte de Henry ou um distúrbio de Sam. Eis a questão. O filme foge dos padrões normais deixando o público atento angustiado tentando adivinhar o final. Não tendo a conclusão imediata. Será que as pessoas que não conhecemos e vimos já não morreram, é uma pergunta sem sentido que faz a imaginação viajar. Obrigado a todos que comentaram para que tenhamos melhor compreensão do filme. Um abraço!

    69
    Nota: Regular 
     26/05/2006  Por: Jean
    Achei o filme um pouco complicado, mas eu preferia locar o filme do Pelé.

    70
    Nota: Ótimo 
     26/05/2006  Por: Rui
    Gostei do filme, um filme que prende a gente na frente da televisão, recomendo a quem vai assistir, assistir somente até a parte do suicídio. Esqueça o final.

    71
    Nota: Ótimo 
     05/06/2006  Por: Rui
    Ótimo, muito bom, assisti de novo e cheguei a conclusão que o filme termina realmente quando Henry se suicida, simplesmente o filme é a passagem de Henry para outra vida, o acidente é o começo, Henry fica no meio entre o mundo dos vivos e dos mortos, quando ele se mata na ponte é o final, ele realmente morre.

    72
    Nota: Ótimo 
     05/06/2006  Por: Nogueira
    Então quer dizer que o lance de ele ter feito o cara enxergar de novo, é tudo ilusão?! Eta imaginação... (rs)

    73
    Nota: Ótimo 
     08/06/2006  Por: Pablo
    O filme é basicamente um sonho post-morten. Pouco antes de morrer, Henry presencia fatos que ficam gravados no seu subconsciente. O início da jornada é justamente o final.

    74
    Nota: Ótimo 
     12/06/2006  Por: Andre Kovari
    Concordo parcialmente com Guilherme RS. Após ver o filme comecei a escrever os fatos que me marcaram para tentar ligar as peças. Henry estava dirigindo seu carro, juntamente com sua namorada (Athena) e seus pais quando SAM bateu em seu carro e os matou. Naquela noite Henry iria pedir Athena em casamento. SAM conhece Lila na noite do acidente, depois vira seu psiquiatra e começa a namorá-la. Após algum tempo, SAM entra em um surto psicótico, gerado pela culpa de ter matado Henry. Passa a comprar seus quadros, com o objetivo de mantê-lo vivo em seu pensamento e como forma de pedir perdão (forgive me). Vai atrás de Athena (que na verdade já havia morrido), da mãe de Henry (também não se passa de ilusão) e recria Henry como seu paciente, que irá se matar na mesma ponte em que na verdade morreu (acidente de carro). O escritor Tristan, na verdade é inventado por SAM, para explicar o suicídio de Henry (também criação) e o lugar em que ele se mataria (mesmo lugar do acidente). Para explicar a morte dos pais de Henry, e de Athena, SAM vê Henry como um garoto perturbado que matou os pais e a namorada. O filme, na verdade, mostra o subconsciente de SAM, que cria uma história para se livrar de sua culpa... Bom, tem muita coisa a desvendar, como existem também muitas versões diferentes que podem explicar o filme. Um mundo paralelo talvez. Acho que a tradução do título do filme passa uma idéia errada para nós. O filme se chama "Stay" (fique), que pode ser entendido como a vontade que SAM tinha de que Henry não morresse. Este título foi traduzido como "A Passagem", o que sugere que exista um mundo paralelo e que eles se afetam mutuamente, fazendo com que os personagens ouçam ou sintam coisas que na verdade estão se passando em um outro mundo... Aguardo críticas e idéias novas.
    Abraços.

    75
    Nota: Ruim 
     17/06/2006  Por: Alana Russo
    Na hora não entendi nada, mais suspeitava que seria tudo imaginação e depois analisei o nome "A Passagem" ai entendi, não gostei do filme, péssima decisão minha para alugar, mais, valeu a pena ver a atuação de Naomi Watts e Ewan Mcgregor.

    76
    Nota: Ótimo 
     19/06/2006  Por: Daniela
    Acabando o filme eu e meu marido nos olhamos, e dissemos ao mesmo tempo “E ai?” E ai, que o filme é realmente muito bom assisti e fiquei relembrando a cenas por dias. A estória pode ser confusa e no final podemos ficar até sem ação, mas quando começamos a encaixar as peças o quebra-cabeça fica completo. O filme é de trás para frente e como o título mesmo diz “A Passagem”. Henry em coma e transitando entre a vida e a morte delira todos os fatos. Lembrem-se a frase que a Doutora Beth falou quando Sam foi na sua casa “ Eu não toquei nele “ a mesma frase que a mesma falou na hora do acidente. A pergunta do menino com o balão “Mãe esse homem vai morrer?”. O anel! E assim por diante. Essa viagem de muitos universos paralelos ou Sam psicótico delirando não faz muito sentido. Lembrem-se todos os personagem do filme estão na hora do acidente e Sam e Lila são os personagens principais do sonho de Henry, pois ambos que estavam tentando salvá-lo.

    77
    Nota: Ótimo 
     22/06/2006  Por: Mx
    Muitas pessoas que viram o filme e tentaram analisar ele, fizeram isso de forma um tanto quanto exagerada. Na realidade o que acontece é bastante simples, e o que parecia ser incompreensível é explicado de forma extremamente clara nos últimos cinco minutos de A Passagem. Tudo o que aconteceu no filme até aquele momento não passou de uma grande alucinação (em uma espécie de coma) de Henry, que associou as pessoas que vira durante seus poucos momentos de lucidez pós-acidente a esse sonho. Como em todo sonho, não há necessidade de haver lógica nos acontecimentos e linearidade. Isso explica as repetições de cenas e ilogicidades da história. Nem mais, nem menos.

    78
    Nota: Regular 
     28/06/2006  Por: Mafea
    Entendi tudo (ou acho que entendi). Foi muito simples a idéia do diretor (ou serão as minhas?). O filme não é confuso (ou foi?). Bom, não importa, achei que a maior cena de verdadeiro TERROR no filme foi a hora que paguei o ingresso na bilheteria do cinema (ou não foi?). Enfim, o filme não é confuso não. Ou será? Uma coisa é certa, eu entendi tudo do filme, mais do que qualquer um por aqui, aposto que vocês não sacaram que quem foi o assassino da freira lésbica foi o irmão do psiquiatra principal, ficou claro para mim, que sou o máximo.

    79
    Nota: Bom 
     03/07/2006  Por: Juliana SP
    Acabei de ver o filme, é 1:23 da manhã, e como estava muito confusa resolvi entrar na Internet para ver se eu era a única que não tinha entendido direito o filme... Depois de ler a opinião do Rafael (que era mais ou menos a idéia que eu tinha tido do filme) fiquei mais conformada. Mas resolvi insistir e continuar lendo, quando cheguei ao Guilherme RS. ADOREI a visão dele do filme, e cheguei a conclusão que na verdade existem diversas maneiras de interpretar a estória. Agora vou poder dormir sossegada e explicar o filme para o meu noivo, amanhã, já que ele não agüentou até o final. E também vou poder pensar qual é a minha real percepção de tudo que se passa no filme... Obrigada, meninos, vocês foram a minha "luz no fim do túnel"!

    80
    Nota: Ótimo 
     06/07/2006  Por: LuisR
    Muito bom. Não tenho dúvidas que a idéia do diretor era realmente a alucinação/sonho de Henri antes da morte. A culpa pela morte dos pais que estavam no banco de trás (por isso ele diz perdoe-me), o granizo, o chamado "Henry não vá", as pessoas em volta que faziam parte do sonho, as frases ditas por pessoas em volta (ex. "ele vai morrer" e "não toquei nele"), por isso ele morreria na ponte, e até a questão das calças curtas se encaixam. Ele simplesmente estava colocando suas ultimas imagens em um sonho. Se alguém tiver outras observações de acontecimentos ou pessoas que se repetiram eu agradeço. Mas aceito também as explicações mais viajantes tipo universo paralelo ou surto do Sam.

    81
    Nota: Ótimo 
     06/07/2006  Por: Dinael - Piracicaba
    Depois de muita insistência de amigos, loquei "Stay" e é muito bom ver uma obra cinematográfica mexer com o pensar de muitas pessoas. Oxigênio em um mundo pós-moderno pronto. Chamo a atenção - primeiramente - para o título do filme, o que muitas vezes nos passa despercebido (como comentado por alguém). As lembranças de Henry talvez sejam a tentativa última de "permanecer" (Stay) aqui, mas a culpa que sente (por ter causado o acidente) não o permite. Os pais estavam atrás e o pai não estava olhando PARA ele ou mesmo POR ele, é como um pedido de Henry: - olhe para mim, não seja cego (e em seu sonho (onde tudo nos é permitido e possível), "cura" seu pai. Talvez SAM seja a projeção que Henry tem (desejo manifesto) de ser salvo por um médico e uma enfermeira e o suicídio nada mas seja do que uma atitude: - estou desistindo da vida _"pena que você tenha que ver isso", ele diz, ao mesmo tempo que há um clamor para a vida: - "Diga a ele que há muitas coisas bonitas para serem vistas" [nesta vida]... como esse filme...

    82
    Nota: Ótimo 
     06/07/2006  Por: Tatiana Trino
    Vi hoje o filme e adorei. Esta com uma ótima filmagem, real e passa bem o estilo de vida de Nova York, um estilo de vida demasiado bruto e stressante, que provavelmente todos os dias deve deixar muitos sem saberem se vivem um mundo real ou irreal.
    gosto quando um filme parece uma coisa ao inicio e ao fim é outra completamente diferente. quando um filme nos faz puxar pela cabeça e mesmo assim nos consegue surpreender, porque apesar de tantas hipóteses não conseguimos lá chegar.. Isso é fantástico. Achei o realizador muito criativo, e o facto de mencionarem um pintor (normalmente nunca s fala de arte nos filmes) os actores não podiam estar melhor, principalmente o Ryan Gosling (henry). já o vi noutros filmes e também gosto de como faz o seu trabalho.

    83
    Nota: Ótimo 
     08/07/2006  Por: Rose
    No meu entender, algumas pessoas passam por situações idênticas as do filme. Henry estava sempre prevendo os acontecimentos. O que entendi do filme foi sobre premonição e reencarnação. A namorada de Henry, a Athena, na hora em que ele está morrendo, a gente pode ver as três reencarnações dela, pra mim foi o que entendi.

    84
    Nota: Bom 
     13/07/2006  Por: Marília Pires
    Bom, de fato o comentário do Rafael me ajudou em muito a entender o filme (sem contar que o detalhe das calças de Sam é realmente muito interessante), mas acho que ele pode ter mais coisa escondida do que isso. Na minha opinião, o comentário do Ubiratan também faz muito sentido. Boa parte do que eu pensei quando acabei de assistir "A Passagem" tem a ver com essa coisa toda dos múltiplos universos e tal, e que encaixa com uma fala do suposto "pai" de Henry, quando ele menciona algo sobre budismo e o que é ou não real. Ajudaria a explicar, também, o porquê de a "amiga" de Sam (no mundo em que Sam é o psiquiatra de Henry) ter tido uma depressão profunda e o motivo pelo qual Sam teve um "flash" com Lila no final do filme, antes de convidá-la para tomar um café. Porém, como eu assisti ao filme em DVD e nele tem nos "extras" algo sobre experiências de "quase morte", a teoria dos delírios de Henry é, de fato, mais plausível. Na minha opinião, porém, as duas teorias são válidas e devem (espero), de alguma forma, se completar. Bom, o filme é realmente um pouco confuso, mas vale ver e refletir sobre suas possibilidades. Ah, e perguntaram sobre o porquê de o pai de Henry (amigo de Sam) ser cego no suposto delírio dele. Uma amiga minha me chamou a atenção pro fato de ele ter morrido, no acidente de carro, com os olhos virados, do mesmo jeito que são quando ele é retratado como amigo de Sam. Logo, a última imagem que Henry teve de seu pai foi a dele com os olhos virados pra cima.

    85
    Nota: Bom 
     08/09/2006  Por: Allan
    Bom, não entendi nada, mas o filme parece bom mesmo. Foi minha namorada que dormiu no meio do filme. Ela já não estava entendendo nada e eu acordado menos ainda.

    86
    Nota: Bom 
     16/09/2006  Por: Sérgio - Paraná
    Na verdade este filme tentou mostrar tudo o que se passou pela cabeça de um jovem momentos antes de morrer em um acidente. Percebe-se nitidamente a confusão de pensamentos e emoções de uma vida inteira, além da além da culpa pela morte de todos que amava. Talvez ele pensasse: "será que vale a pena viver neste momento?" muito intrigante este filme!

    87
    Nota: Ótimo 
     17/09/2006  Por: Nicole
    Acabei de ver o filme e não entendi nada, mas depois que li os comentários concretizei minha idéia, de que tudo não passou de delírios do garoto, mas depois que li o comentário do Guilherme RS, me parece bem, digamos assim, "coerente", mas não concordo que SAM matou Henry, não entendo porque SAM via o pai dele, a mãe e tudo mais. Mesmo assim o filme é muito bom e pretendo assistir de novo, agora... espero entender melhor! O comentário do Rafael também está ótimo! Um dos melhores na minha opinião!

    88
    Nota: Regular 
     20/09/2006  Por: Raquel / Ipatinga-MG
    Não sei o que pensar do final do filme. Acho que ficou muito vago. Depois que lí os comentários percebo que cada um vê o final de um jeito. Não gostei! Se cada pessoa faz seu final, acaba não sendo a mesma história. Deveria ter uma explicação no fim.

    89
    Nota: Bom 
     24/09/2006  Por: Vinicius Acastro
    Eu entendi o filme numa boa e tal! Até porque já tinha lido sobre ele e ao invés de começar assistindo o filme, comecei assistindo os extras... Assim você tem uma visão diferente do filme. A única coisa que não entendi é sobre o Dr. Leon Patterson. Como pode ele voltar a ver... ele ficou cego no acidente? Por isso mostra ele voltando a enxergar? Foi a única coisa que ficou "por cima" pra mim, na verdade o filme é de trás pra frente, então ele devia estar no local do acidente e ficado cego.

    90
    Nota: Regular 
     14/10/2006  Por: Ellis
    Eu não entendi nada, nadinha mesmo... Porque as calças do psiquiatra eram curtas? tipo... não entendi nada mesmo!

    91
    Nota: Ótimo 
     19/10/2006  Por: Carlos Cesar C Almeida
    O Filme é EXCELENTE, mas para não repetir as opiniões anteriores sugiro aos demais comentaristas lerem as opiniões do Rafael no início, e do Andre Kovari no meio, acho que as duas conclusões são brilhantes, mas que tal sabermos o que realmente o autor quis dizer? Vou tentar procurar a resposta com a pessoa que escreveu a história, em algum site, gostaria que me ajudassem, alguém se aventura? Um Abraço a todos.

    92
    Nota: Ótimo 
     28/01/2007  Por: Marco Vieira
    Altamente já vi que não sou o único com dúvidas, mas gostei da idéia de alguns dos comentários que li, grande filme sim, de 0 a 10 dou 8,5.

    93
    Nota: Ótimo 
     04/02/2007  Por: Aiala e Bruna
    Sinceramente, quando vimos realmente não entendemos nada, mas o legal desse filme é que mexe com a nossa cabeça e ficamos debatendo sobre ele muito tempo. Resolvemos vir ate a net e procurar qual realmente é o sentido do "Stay", que realmente é o nome com o qual deveria ser interpretado o filme e não "A Passagem”. Achei alguns comentários muito interessantes porque há vários sentidos a serem concluídos no filme, mas o que eu mais aceitei foi o caso de todo o filme, que é de trás pra frente, seria do delírio de Henry... tudo um sonho, semi-coma misturado com a realidade das pessoas que estão em volta dele. Muito SHOW. Nunca que ninguém ia pensar nisso. São filmes assim que verdadeiramente são ótimos porque colocam nossa cabeça pra pensar. Pode ver que tudo que o Henry imagina (o filme todo) tem relação com toda a vida dele: O pedido de casamento que faria a Athena; O café que Sam convida a "recém conhecida" Lilá (AThena trabalhava num café); Os "Forgive-me (me perdoem)” que é ele se arrependendo de ter provocado a morte das pessoas que ele amava; sonhar em se matar num mesmo local e na mesma hora onde ocorreu o acidente, ou seja, tudo tem ligação e lógica. Adoramos, depois de entender, é claro! Agradeço aos comentários que me ajudaram a entender.

    94
    Nota: Regular 
     04/02/2007  Por: João Paulo
    Para mim essa é a melhor explicação, junto com a do Rafael, mas não entendi nada mesmo. 11/01/2006 Nota: Bom Enviado por: Ricardo
    Achei que as vidas se sobrepõe. Na verdade, o Henry já havia matado os pais em uma vida anterior, por isso sua mãe sangra pela cabeça, ela é a única da história que ainda não reencarnou. O seu pai no presente é o amigo do Sam, aquele cego que ele reconhece. O Henry mesmo sangra pela cabeça também, provando que se suicidou em uma vida passada provavelmente depois de matar seus pais. No presente ele sofre um acidente e fica achando que matou os pais novamente, mas no final alguém diz que vinha atrás e que o pneu furou. Todas as pessoas que estão assistindo o acidente, são Carmicas para ele, por isso aparecem em outros momentos em vidas diferentes.

    95
    Nota: Péssimo 
     05/02/2007  Por: Anakin
    Achei muito ruim! Seria melhor somente se o ex-jedi sacasse um sabre de luz e saísse picotando a galera.

    96
    Nota: Bom 
     12/02/2007  Por: Natalia
    Caramba. Este filme é muito confuso, mas muito mesmo. Gostei dele, mas ele foi difícil de entender.

    97
    Nota: Ótimo 
     28/03/2007  Por: Carlos Silva
    Será que a indústria cinematográfica seria o fenômeno que é hoje se todas as histórias fossem comuns? Esse filme buscou um diferencial, não no tema em si, mas na abordagem e na "passagem" de imagens.

    98
    Nota: Ótimo 
     09/05/2007  Por: Felina Ruiva
    Adorei o filme e fiquei intrigada com algumas dúvidas, mas logo vi que não fui a única. Depois de ler alguns comentários percebi que estava pensando na mesma lógica da maioria.

    99
    Nota: Bom 
     17/06/2007  Por: Dy
    Não entendi nada! Eu curti o estilo da filmagem do filme... Sei lá, mas não entendi direito...

    100
    Nota: Ótimo 
     07/08/2007  Por: Paul Ackermann
    Quem somos nós para chegarmos à conclusão de que a experiência que uma pessoa passa no estado de coma são alucinações ou sonhos? Não se esqueçam de que há mais mistérios entre o céu e a terra do que afirma nossa ingênua filosofia. O segredo do filme está exatamente no mistério que ninguém até hoje soube desvendar que é "o que há no "depois"? E esse filme nos mostra talvez o "durante" desse depois que questionamos.

    101
    Nota: Ótimo 
     28/08/2007  Por: Sara Cristina
    Adorei o filme, mas me apaixonei pelo comentário de Paul Ackermann, diz tudo e é bem profundo. Gostaria muito de conhece-lo.

    102
    Nota: Ótimo 
     01/10/2007  Por: Marques
    Galera, o que aconteceu foi o seguinte: O Henry estava indo para o jantar de noivado com a Athena e os pais, sofre um acidente em que os outros três morrem e ele fica entre a vida e a morte, obnubilado, semi-comatoso. Então, Henry, no seu estado semi-consciente, prestes a morrer, junta, numa alucinação, todas as pessoas que o cercam naquele momento, numa confusão tremenda: o médico e a enfermeira que o estão atendendo, seus pais, a namorada, o menino com o balão, o homem que viraria transportador de piano no seu "sonho", a garçonete, etc. Reparem que todos os personagens que participam da história, no final, aparecem em volta do Henry, que está caído no asfalto. À medida que Henry vai olhando as pessoas que estão à sua volta, ele vai fantasiando, "viajando", pouco antes de morre. O filme reporta o estado pré-morte do protagonista, que pode ser explicado pelo stress do acidente, o traumatismo craniano e a falta de oxigenação no cérebro (para os céticos) ou algo menos orgânico para os "espiritualistas". Ou seja, tudo que ocorre no filme é apenas uma "alucinação" do Henry, que acabara de se envolver no acidente e estava de "passagem" para a outra vida. Tudo é alucinação, inclusive o cego que voltou a enxergar, que na verdade era o seu pai e acabara de morrer no acidente. Assisti pela tv a cabo, meio despretensiosamente, e acabei adorando. Um abraço a todos.

    103
    Nota: Ótimo 
     05/11/2007  Por: Ryan Gosling
    Tudo bem! Agora porque a calça do psiquiatra era tão curta? O diretor procurou frisar isso, quando foca suas pernas junto com a do seu paciente.

    104
    Nota: Ótimo 
     22/12/2007  Por: Patrícia
    Complicado, confuso, mas maravilhoso... Um filme pra ser assistido várias vezes! Mexe com o psiquismo, vou indicar para todos que conheço. O filme todo é uma forma de HENRY manter viva a esperança de que alguém salve a sua vida... O filme, mesmo, é todo de trás para a frente! Adorei!

    105
    Nota: Ótimo 
     29/12/2007  Por: Selma
    Amei o filme, acho que como a calça curta explicada pelo Rafael, outros pontos do filme devem ter algum significado, como o descer e subir de escadas, as pessoas gêmeas, as pinturas, o fato do pai de Henry achar que ele tinha olhos azuis como SAM, infelizmente não serei eu a desvendá-lo.

    106
    Nota: Ótimo 
     13/01/2008  Por: Heitor Hugo
    Estou me perguntando se Henry morreu realmente no final do filme, já que a equipe que presta o socorro ao coloca-lo em uma maca, não cobrem a cabeça dele. Porque ele pode ter entrado em coma e o filme ser a experiência de quase morte dele! Entre as dúvidas após o filme, uma chamou muito a atenção e merece uma explicação que ainda não encontrei o porquê o pai dele ao ter novamente a visão quando passa pela ponte as luzes vão se apagando uma a uma.

    107
    Nota: Regular 
     13/01/2008  Por: Sandra
    Eu achei o filme meio confuso, mas no final, eu entendi que o Henry era um espírito que não sabia que havia morrido, ele estava na Terra ainda, logo, ele estava entre os vivos e o psiquiatra era médium e poderia ajudá-lo a ir embora. Henry achava que ainda estava vivo. Daí o nome STAY.

    108
    Nota: Bom 
     22/01/2008  Por: Fer
    Quero saber de uma música que toca, no começo. Onde encontro a trilha sonora.

    109
    Nota: Regular 
     27/02/2008  Por: Miguel
    Eu também vi e achei muito confuso mesmo, também já estava cheio de sono e isso pode ter influenciado, mas de qualquer forma é confuso. Depois de pensarmos um pouco percebemos que a idéia geral do filme é mostrar os delírios da mente de uma pessoa que está prestes a passar p o "outro lado", mas ha pormenores cujo significado me escapam e sobre os quais apenas posso divagar...

    110
    Nota: Bom 
     20/03/2008  Por: Ana
    Excelentemente bem feito! Recomendo!

    111
    Nota: Ótimo 
     23/03/2008  Por: LuGerarde RS
    Adorei o filme! É intrigante, muito bem feito, rico em detalhes, cenas perfeitas, interpretação, roteiro perfeito... Achei impressionante a maneira que foi contada a experiência d "pré-morte" d Henry, a associação de todas as pessoas que estavam ao seu redor antes d morrer. Simplesmente perfeito. Se alguém souber de outro filme parecido me indique!

    112
    Nota: Ótimo 
     11/04/2008  Por: Elaine
    Bem no começo não entendi quase nada, pensava que Henry e San fossem a mesma pessoa, pois tem uma parte do filme em que San está em sua sala ai a imagem vem para atrás do vidro e só aparece a sombra de san conversando sozinho como se Henry estivesse lah, isso ocorre bem no início do filme! Agora acredito que Henry esteja em coma, pois o final do filme e o começo... Por isso todas as aquelas pessoas do momento do acidente estão presentes no filme inteiro, e o doutor luta sempre para que henry sobreviva, mais como henry se sente culpado pela morte dos pais e da namorada aonde nunca conseguiu pedila em casamento, por isso ele lembra tanto do anel, Henry não morreu no momento do acidente, mostra nitidamente que colocaram ele numa maca e na ambulância se realmente estivesse morrido colocariam nele algo pra cobrir, ou pode ser que não! O último sentido que perdemos quando morremos e a audição, ele ouviu o anel caindo, ouviu a criança perguntando se ele ira morrer... Então no início do filme que aparece ele andando e o carro pegando fogo... E como se fosse a alma dele saindo do assidente e vendo que todos morreram, mais ele ainda não... Até que no suicídio, pois fim a luta de San para salva-lo, henry se entrega, e San também começa a sofre algumas alucinações... Bem acho que é isso...

    113
    Nota: Ótimo 
     15/04/2008  Por: Joazinho Pedubó
    Reparei num pequeno detalhe, o San só usa calça curta, pois a única visão que henry tem dele é aquela calça amarela e como ele esta abaixado a calça sobe.

    114
    Nota: Ruim 
     19/05/2008  Por: Daiane
    Perdi meu tempo, odiei o filme! Acho que a idéia inicial do filme não deu muito certo.

    115
    Nota: Bom 
     23/06/2008  Por: Kirk M.
    Para entender melhor o filme depois que terminar olhem os extras os testemunhos originais de algumas pessoas, mas se você não acredita em experiências quase morte, estando em coma, então nem assista este filme.

    116
    Nota: Ótimo 
     24/06/2008  Por: JaH - MG
    Achei excelente! Ao contrário, do que a maioria dos filmes nos oferece (com idéias prontas) esse nos surpreende. Não existe verdade suprema. Acho que isso que o autor queria - que reinventássemos. Quem pode afirmar com certeza que sua visão do filme é a correta?

    117
    Nota: Ótimo 
     30/06/2008  Por: Záidoh
    Bem pessoal, eu assisti ao filme e foi algo meio que tentador e ao mesmo tempo angustiante, nossa! Muito bom. Bem, para entender o filme você precisa fazer parte dele. Como? - entender a filosofia usada e o ponto chave do filme: eqm (experiência quase morte). Quando sonhamos algo, às vezes quase sempre algo sem sentido, utilizamos vínculos de coisas passadas em nosso dia-a-dia, coisas que passaram despercebidas e que por um motivo ou outro terminaram formuladas na nossa mente. Então o que quero dizer é que o filme fala sobre isso, sendo que o personagem principal fazia parte disso, não estava apenas sonhando, ele foi projetado para um universo desconhecido, mas que de uma certa forma interagia com o nosso universo, e essa interação aonde a nossa pobre mente nunca é sã, dar-se a luz a um personagem que ilustra bem essa passagem, não podia ser outro, tinha que ser um lunático, pois é essa a nossa interpretação para aquilo que parece-nos absurdo. A meu ver, o filme toca em uma de nossas maiores feridas, a morte; a perda dos laços. E nos consola ao descrever que mesmo depois da quebra desses laços, do outro lado, do outro lado ficam outros laços quebrados, e que todos nós somos partes, e que ninguém só é inteiro. Atenciosamente.

    118
    Nota: Bom 
     27/09/2008  Por: Camila
    Ow... Não consegui entender muito o filme... Principalmente aquela parte que a velhinha mão de não sei quem começa a sangrar e não tem nada na geladeira... Sinistro.

    119
    Nota: Ótimo 
     04/10/2008  Por: Cláudia Bortolon
    Confesso que este filme mexeu comigo. Assisti 2 vezes. Na primeira, claro, só entendi no final. Quando se assiste pela segunda vez, percebemos o quanto foram brilhantes o diretor, o escritor e o ator. Assim como em "O sexto sentido". As cenas entrelaçadas umas nas outras, todo o simbolismo do filme, a trilha sonora perfeita. A criança com o balão na mão que aparece em vários momentos. A cena em que tentam suspender um piano. Gente! É fantástico. Muito bem feito. O momento em que o pai dele diz "Buda tinha razão... Esta vida é uma ilusão". A cena em que ele está numa casa de show de strepetease onde, na tela, passam vários momentos da vida dele. Dizem que quando estamos prestes a morrer, passam várias lembranças em nossas mente. Quando ele está no teatro e desce uma escadaria imensa. É arrepiante. Faz refletir. Sonhei a noite toda com o filme. Um dos melhores filmes que já vi.

    120
    Nota: Péssimo 
     01/12/2008  Por: Alessandra
    Esse filme é muito confuso, começa de um jeito termina de outro.

    121
    Nota: Ótimo 
     23/12/2008  Por: Paulo Machado
    De fato é um filmão!

    122
    Nota: Péssimo 
     01/01/2009  Por: Nay
    Ruim, eu entendi esse filme mais não gostei é muito complicado.

    123
    Nota: Ruim 
     25/01/2009  Por: Kurt
    Totalmente confuso. Enredo estranho e fraco.

    124
    Nota: Ótimo 
     28/01/2009  Por: Solange
    Filmão, muito bom, adorei vale a pena assistir.

    125
    Nota: Bom 
     31/01/2009  Por: Crítico
    A produção como um todo é boa. Mas há um, porém: o filme não enfatiza muito o personagem que deveria ser principal, e sim quem lhe prestou socorro. Ora a experiência de quase morte não é das pessoas que cercam o personagem e sim dele.

    126
    Nota: Ótimo 
     08/02/2009  Por: Ma
    O filme é simplesmente brilhante! O filme acaba e você tem a sensação de não ter entendido absolutamente nada... Porém não consegue parar de pensar nele e começa a juntar os fatos e pesquisar o que os outros acharam e junta e é nesse momento que Forters vira um gênio por conseguir juntar tantos aspectos e causar tantas sensações diferentes a partir de apenas uma cena! Melhor filme recomendo para todos que se querem passar algumas horas pensando!

    127
    Nota: Péssimo 
     08/03/2009  Por: Américo
    Realmente é uma Passagem sem VOLTA o filme é péssimo. Perdi foi tempo+dinheiro.

    128
    Nota: Bom 
     21/03/2009  Por: Rodolfo
    Muitas vezes temos grande dificuldade em separar o que é real, e o que não é.

    129
    Nota: Ótimo 
     01/05/2009  Por: Sofia Reis (18 anos)
    Para mim, este é o melhor filme de todos os tempos. Conseguiu mover as minhas lágrimas pelo meu rosto...

    130
    Nota: Ótimo 
     31/05/2009  Por: Andrey (22 anos)
    Realmente um ótimo filme... Com um final esplêndido.

    131
    Nota: Ótimo 
     06/06/2009  Por: Rafael (22 anos)
    Filme bem complexo, gostei bastante, pelo que eu entendi da história, parece algo ligado a universos paralelos, já li sobre, e achei que o filme tem a bastante ligação com o assunto de universos paralelos.

    132
    Nota: Bom 
     29/06/2009  Por: Darth Vader (19 anos)
    O filme é ótimo, assisti 1 vez e confesso que só entendi no final, durante o desenrolar da trama, pensei em varias explicações pra justificar aquelas cenas desconexas, os de javus, as pequenas cenas de acidente. .conclusão está toda na cabeça do jovem universitário.

    133
    Nota: Ótimo 
     29/06/2009  Por: Hudson de Oliveira (45 anos)
    O filme, é muito bom, faço psicologia e pra mim o filme foi ótimo. Vou até recomendar para os professores passar dentro da sala de aula.

    134
    Nota: Ótimo 
     29/06/2009  Por: Nataly (19 anos)
    Sinistro cara muito bom mesmo quero assistir de novo.

    135
    Nota: Bom 
     06/07/2009  Por: Erika (16 anos)
    O filme é muito louco, uns dos melhores.

    136
    Nota: Ruim 
     09/07/2009  Por: Samuca (25 anos)
    Filme sem nexo nenhum, não tem mensagem.

    137
    Nota: Não vi 
     10/07/2009  Por: Stephani (26 anos)
    Não vi ainda mais eu acho e e muito bom!

    138
    Nota: Não vi 
     14/07/2009  Por: Anne (23 anos)
    Vou ver agora, mas pela sinopse não me interessou muito não. Veremos, em seguida posto minha opinião!

    139
    Nota: Ótimo 
     17/07/2009  Por: Sandra (31 anos)
    O filme é maravilhoso! Não é de fácil, compreender, mas se você prestar bem atenção é uma obra de arte.

    140
    Nota: Péssimo 
     18/07/2009  Por: Vivian Pereira (21 anos)
    Bom eu achei o filme um fracasso, acho que os atores atuaram muito bem, porém a história foi muita fraca.

    141
    Nota: Bom 
     25/08/2009  Por: Rosaine (38 anos)
    Me senti a mais das burras! Assisti 2 vezes e não consegui entendê-lo direito. E olha que assisto a filmes a muito tempo e muitos filmes.

    142
    Nota: Ótimo 
     13/09/2009  Por: Tatianecs (21 anos)
    Adorei o filme, concordo com o rafael e eu acho que o sam tem flashs com a lila pelo simples fato de as vezes você achar que conhece alguém (tipo vidas passadas).

    143
    Nota: Ótimo 
     15/09/2009  Por: Alisson Kalil (18 anos)
    É demais! A filmagem foi muito boa. Tem gente que termina o filme e o acha sem nexo, mas mesmo assim confessa que gostou dele... É um filme que foge da obviedade, por isso algumas pessoas não gostaram. Uma dica que fica é para vocês checarem os extras do DVD depois de verem o filme. Lá você entenderá um pouco do que pode ter acontecido. E eu dou uma dica: o filme todo se passou nos últimos 5 minutos do filme! Recomendadíssimo!

    144
    Nota: Bom 
     15/10/2009  Por: Vera L Goia (49 anos)
    A estética do filme parece de filmes europeus, o posicionamento da câmera, principalmente em tomadas ao ar livre é muito interessante, a narrativa é bem fragmentada, lembra um pouco pulp fiction nesse aspecto, um grande quebra cabeça que no final te mostra todas as peças, mas não as encaixa. Vale a pena ver, mais de uma vez.

    145
    Nota: Ótimo 
     16/10/2009  Por: Karina (24 anos)
    Eu adorei o filme fala de como algumas pessoas possam se sentir realmente indico o filme a todos...

    146
    Nota: Ótimo 
     17/10/2009  Por: Eduardo H (36 anos)
    Ótimo filme. A música "These eyes" é maravilhosa. Tudo parece sem sentido, mas no final faz sentido. Ou será o contrário?

    147
    Nota: Bom 
     22/10/2009  Por: Livio (25 anos)
    É realmente um filme bom, diferente, uma trama psicológica, que só no final o filme faz sentido.



     


Comprar: Acessórios para Veículos | Agro, Indústria e Comércio | Animais | Antiguidades | Bebês | Brinquedos e Hobbies | Calçados, Roupas e Bolsas | Câmeras e Foto | Carros, Motos e Outros | Celulares e Telefonia | Coleções e Comics | Eletrodomésticos | Eletrônicos, Áudio e Vídeo | Esportes e Fitness | Música | Games | Informática | Instrumentos Musicais | Jóias e Relógios | Livros | Móveis e Decoração | Saúde e Beleza | Secadoras | Painéis | Acessórios | Filmadoras Digitais | Camas, Caixas e Casas | Revistas | Fogões | New Metal / Metal Moderno | Outros | Consoles | Pen Drives | PC Tuning | Televisores | Veículos em Miniatura | Cercadinho | Roupa de Banho | Esportivas | Cachorros

Copyright © 2009 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados.