Comentários
>> Ver todos os Comentários...
02/06/2012 - Diego/RS (34 anos)
02/06/2012
Diego/RS (34 anos)
22
Acabei de assistir (loquei três clássicos ontem: Cidadão Kane, Blade Runner e Laranja Mecânica, dos quais só havia visto o segundo há muito tempo)... E gostei da avaliação aí do Renato (ou melhor, da explicação a respeito da avaliação que ele costuma fazer dos filmes em geral: uma como crítico, outra como espectador). É bem isso. Avaliando criticamente, é um tremendo filme. Como espectador, bom. Talvez pela expectativa (de tanto ouvir falar ou ler que sempre foi eleito o melhor de todos os tempos), não achei tudo isso. Mas é um bom filme. Já, a título de comparação, Casablanca e Cinema Paradiso, por exemplo, achei fantásticos analisando tanto como crítico como espectador e considero dois dos melhores que já vi... Mas Cidadão Kane tem sua importância, suas revoluções técnicas para a época na qual foi feito, tem todo um jogo muito bem feito por trás da questão central do filme, e é sim um filme muito bom.
02/07/2012 - Ribas (49 anos)
02/07/2012
Ribas (49 anos)
23
Sem dúvida, o maior filmes de todos os tempos. Pela ousadia de criticar os ricos e poderosos elegendo a figura de um deles, um magnata, ainda vivo! Que tentou queimar o filme! Nunca mais welles teve a permissão e financiamento para fazer um filme como este, todos foram sendo retalhados, perdendo sua índole crítica. Por este ter resistido, ressurgido (só foi realmente lançado anos depois) e continuar existindo, é o maior símbolo do cinema independente de todos os tempos! Grande filme que convive em um mar de filmagens caça-níqueis com falsos ares de importância ou relevância. Pela coragem, audácia, e teimosia em permanecer de pé, é sem dúvida a maior obra de arte artística iconoclasta da dramaturgia cinematográfica. Pode-se falar muito, muito mais sobre a história deste filme, contidas em inúmeros livros e centenas de páginas na internet. Mas deixemos também, para os outros participantes.
09/07/2012 - André Ribas (49 anos)
09/07/2012
André Ribas (49 anos)
24
Complementando: Sua grande importância (juntamente com o filme RELÍQUIA MACABRA ou FALCÃO MALTES, de John Huston, que é do mesmo ano) é ter lançado as sementes do que passou a ser denominado e classificado posteriormente, pelos franceses, como CINEMA NOIR, FILME NOIR. As características deste tipo de filme são:
PERSONAGENS:
Femme fatale
Protagonistas moralmente ambíguos
Protagonistas alienados
Bode expiatório
Personagens violentos ou corruptos
OS AMBIENTES:
Ambiente urbano
Ambiente contemporâneo
Locações exóticas ou remotas
Casas noturnas e/ou clubes de jogos/apostas
ELEMENTOS CINEMATOGRÁFICOS:
Fotografia em preto-e-branco, ou em cores lavadas (não-saturadas)
Ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e técnicas expressionistas de fotografia
Sequências e efeitos visuais incomuns
Cenários noturnos e interiores sombrios
NARRAÇÃO:
elementos temáticos - Senso de fatalismo
Obsessão sexual/romântica
Corrupção social ou humanitária inerente
Emboscadas
Niilismo< br>ROTEIRO :
Roteiro intrincado
Uso de flashbacks
Sobreposições narrativas
Presença do protagonista em praticamente todas as cenas
História contada sob perspectiva criminal
Assassinato ou roubo como centro da história
Falsas acusações
Traição
Inevitabili dade do fracasso do protagonista
Final em aberto ou ambíguo
Quanto à inovação técnica, não foi tanto assim, afinal, os americanos pensam que inventaram tudo, mas o cinema é invenção francesa e muito desenvolvido em suas técnicas pelos franceses, Cidadão Kane aprofundou as técnicas de travelogue muito utilizadas anteriormente por Jean Renoir no filme A REGRA DO JOGO (de 1939 - este sim igualmente original e também profundamente inovador), e copiou técnicas do diretor de origem irlandesa John Ford, principalmente usada no filme NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de 1939, técnicas de rebaixamento de teto e ampliação deste e ângulos de colocação da câmera. Portanto mais copiou e melhorou do que inovou. O filme realmente se mantém em pé, até hoje em dia, mais pela sua história mítica de iconoclastia e irreverência aos cânones hollywoodianos.
23/11/2012 - Alfredo Fernandes (43 anos)
23/11/2012
Alfredo Fernandes (43 anos)
25
Welles assistiu 39 vezes o clássico de John Ford "No Tempo das Diligências " daí ficamos sabendo de onde vieram as técnicas usadas no filme (rebaixamento de teto, angulação de câmera etc.) É um filme maravilhoso e merece a fama que tem.
09/05/2013 - Teresa (59 anos)
09/05/2013
Teresa (59 anos)
26
Antes de dar nota ao filme, eu quero dar nota ao João Lucas pela sua análise do filme, apesar de atrasada no tempo. E você tinha 16 anos! Vai no bom caminho! Para você ótimo.
25/06/2013 - Felipe de Paula (20 anos)
25/06/2013
Felipe de Paula (20 anos)
27
Hahahah! Chupa essa manga! Perdeu o primeiro colocado pra "um corpo que cai".
23/07/2013 - Mauribio (59 anos)
23/07/2013
Mauribio (59 anos)
28
Cidadão kane tem um ótimo enredo, inteligente e criativo. A sonoplastia de excelente qualidade sem o amadorismo tipico da época. A fotografia é fantástica, dando um show nos filmes atuais com toda tecnologia existente hoje. Com a interpretação soberba de orson welles. Mas o ponto alto do filme e sem dúvida a direção que conseguiu juntar todos elementos numa harmonia, fluidez e arte que nos faz pensar o que estaria sendo produzido hoje por estas mãos com todo recurso tecnológico existente atualmente. Independente do aspecto politico e contestador do filme e das técnicas inovadoras para a época, também considerando que o filme seria melhor sem aquela estoria do rosebud... Cidadão kane e um ótimo filme, esta entre os melhores produzidos, mas não o classificaria como o melhor.
19/09/2014 - Julio Simi Neto (57 anos)
19/09/2014
Julio Simi Neto (57 anos)
Considerar "Cidadão Kane" como o melhor filme da história do cinema, acho pretencioso demais, coisa de americano. É sim um filme que merece destaque além da proposta inteligente que Orson Wells colocou nesta sua obra. Aliás, acho Wells um bom diretor, porém nada de excepcional como dizem por ai, Kubrick por exemplo dá de 10! Mas enfim, "Cidadão Kane" tem o seu lugar garantido entre os 100 melhores filmes do século passado. Pode conferir.
14/10/2014 - Moises Silva (43 anos)
14/10/2014
Moises Silva (43 anos)
Criticar um filme opinando se é bom ou pior é até fácil para aqueles que não compreenderam a história do cinema! Esse filme foi considerado polêmico demais para aquela época e nem por isso deixou de se tornar um clássico do cinema! Assisti algumas vezes e ainda não digo que é o melhor de todos os tempos, pois existem outros filmes clássicos tão bons ou melhores do que esse Cidadão Kane!
13/04/2015 - Delmondes (45 anos)
13/04/2015
Delmondes (45 anos)
Para mim O Poderoso Chefão (1972) é o melhor filme produzido no século 20 e a própria crítica internacional do cinema fez jus á essa escolha! Agora Cidadão Kane? Assisti umas 3 vezes e não vi nada demais apesar de ser considerado um clássico do cinema! Mas, melhor filme de todos os tempos? Não concordo e digo que é apenas um bom filme!
04/08/2015 - Augusto de Castro (59 anos)
04/08/2015
Augusto de Castro (59 anos)
Toda vez que por algum motivo ou pesquisa os critocos escolhem os melhores filmes de todos os tempos, lá vem o nosso "Cidadão Kane" como o melhor de todos. Eu assisti que digo que o filme é bom e nada mais e agora pergunto: Já se passaram mais de 70 anos da sua produção e será que não teve nesse período o surgimento de algo melhor que "Cidadão Kane" ?
22/02/2016 - Sandra (34 anos)
22/02/2016
Sandra (34 anos)
Respondendo ao Augusto logo acima, tem muitas histórias de filmes que já superaram Cidadão Kane há muito tempo, disso não me resta dúvida. Cinematograficamente falando eu poderia concordar com alguns que também superaram; ou melhor dizendo, evoluíram seguindo a mesma receita. É claro que isso é uma opinião de leiga, apaixonada por cinema e teatro, e não de uma pessoa habilitada nesta profissão, minha profissão é outra totalmente diferente. Tudo na vida evoluiu e assim tem que ser. Desde TV em preto e branco a TV a cores. O conteúdo que se transmite também deve acompanhar o mesmo ritmo. Cidadão Kane pode ser sim um marco para toda uma geração de cineastas, uma espécie de Michael Jackson - o rei das coreografias em clipes musicais. Pode ainda ser visto como o melhor do mundo para os habilidosos e amantes da profissão, mas não tanto para os leigos que estão acostumados a receber o produto pronto, e então ali, ter a oportunidade de afiar a sua opinião. E quanto mais recente o filme se apresenta, mais próximo do espectador ele se dá; ainda que a história seja ruim. Exemplos disso são filmes com grandes efeitos especiais e uma história pouco criativa. Tem quem goste, como tem quem se diverte voltando ao passado e descobrindo ou apenas, revivendo filmes que já viu, como 'E vento levou', 'A noviça rebelde', 'Cantando na chuva', Ben-hur', 'Os dez mandamentos, 'El Cid' e etc. Filmes com histórias, atores e cenários incríveis, com a receita sazon de Kane, não tem como não se tornar inesquecível pra quem já viu e nunca se cansa de ver novamente.
21/02/2018 - Zequita (57 anos)
21/02/2018
Zequita (57 anos)
Corajoso e inovador, Cidadão Kane é sem dúvida um filme ímpar na história do cinema que afetou diretamente a vida daqueles que se envolveram com ele. O impressionante travelling final sobre as caixas e os bens de Kane, que sobraram amontoados em sua casa, dá a impressão em certo momento de estar sobrevoando uma grande metrópole, um império, agora decadente e abandonado. Este final reflete bem o que aconteceu na vida de Orson Welles e William Hearst após Cicadão Kane. Duas pessoas com um ego enorme e que foram destruídas após esta obra devastadora. Orson Welles nos brinda com esta obra-prima recheada de novidades técnicas e narrativas que marcaram e mudaram o cinema para sempre
Nota 9,5.
22/05/2018 - Eduardo Cardoso (36 anos)
22/05/2018
Eduardo Cardoso (36 anos)
Esse filme é SENSACIONAL! Muito a frente do seu tempo nos longínquos anos 40! A estória é maravilhosa!
18/10/2021 - Maurício (24 anos)
18/10/2021
Maurício (24 anos)
O filme é uma obra de Arte Inesquecível, recomendo um Clássico da década de 1940, representa um pouco a época política do período.