Comentários
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22/10/2011 - Daisy (50 anos)
22/10/2011
Daisy (50 anos)
4
Adorei o filme.
23/12/2011 - Teles_Olinda_PE (31 anos)
23/12/2011
Teles_Olinda_PE (31 anos)
5
Concordo com o comentário do Henrique... Faltou algo mais nesse filme, mas vale a pena assistir. Nota 8,5.
29/12/2011 - Cris (30 anos)
29/12/2011
Cris (30 anos)
6
Realmente gosto não se discute, amo literatura e sou uma pessoa que gosta muito de assistir filmes, mas este para mim não demonstrou nada além do clichê mulher solitária, marido rico, e o Ricardão. Arte mesmo quem escreveu foi Flaubert com Madame Bovary...
02/01/2012 - Carla (57 anos)
02/01/2012
Carla (57 anos)
7
Estou de acordo com Cris: péssimo. Confuso, cheio de clichés, a telecamera parece de amador, a avó é ridícula! Berenson na época tinha 62 anos; o filho uns 50... Faça-me o favor. Sim, deu para pensar no Visconti, mas com muita saudade...
06/01/2012 - Sérgio Sarmento (58 anos)
06/01/2012
Sérgio Sarmento (58 anos)
8
Vi e revi o filme, no CINENA, em 20/08 e 09/09/2011. Para clarear algumas coisas que na primeira vez ficou confusa e consegui. Na real o filme fala da decadência de uma família burguesa. Em meio de uma esplêndida fotografia de uma MILÃO linda como nunca. E é claro que o diretor LUCA GUADAGNINO (1971) tinha e tem que falar da intimidade da família de EMA (TILDA SWINTON-1960) inclusive com aventuras amorosas fora do casamento. Com o esclarecimento da filha gay e uma sogra ALLEGRA RECHI (MARISA BERENSON-1947) muito má. Para não adjetivar de outra maneira. Mas o foco principal é sim a decadência de uma família burguesa. Respostas! 01) Sobre a morte no final. O roteirista fechou daquela maneira o filme, pois aquele personagem era o único humano naquele drama. E desta maneira sobrava naquele ambiente. Mas o final não é pessimista, pois o diretor foca a criança no colo da mãe como querendo dizer que a família segue e o futura estará nas mãos daquela criança quando adulto. Simplesmente notável! 02) Sobre clichê. Gente! Qual o bom filme que não tem clichê? Não vale das escolas revolucionárias tipo do diretor SERGEI EISENSTEM (1898/1948). Neo realismo italiano. Dos NOIR americanos. Dos grandes musicais americanos. Do Nouvelle Vague francês. E outras revoluções que por ventura esqueça. 03) Mas é claro que gosto não se discute. Não tem gente que adora Harry Potter? Para não falar da Saga Crepúsculo! É claro que assisto todos estes filmes. Mas pela simples razão de estar atualizado. Mas acima de tudo porque sou cinéfilo. 04) Outra coisa ridícula é não gostar, entre outras, do filme, pois temos em cena uma atriz, pouca coisa mais velha que o próprio filho. Por favor isto de maneira alguma desclassifica uma obra cinematográfica. Pois o filme é antes demais nada uma obra de ficção. E é a partir disso que colocamos ideologia. 05) Jamais vou comparar um filme como esse aos do mestre LUCHINO VISCONTI. Só quis dizer que a obra do diretor LUCA GUARDAGNINO me vez pensar no mestre. Tanto que é verdade que ao chegar em casa peguei para rever o maior e melhor filme de decadência burguesa de todos os tempo chamado O LEOPARDO (1963) do VISCONTI baseado no romance de LAMPEDUSA (1896/1957). 06) Mas o maior equívoco foi citar e comparar o filme UM SONHO DE AMOR ao grande clássico MADAME BOVARY (1857) de GUSTAVE FLAUBERT. Mas gente! Estamos comentando apenas um filme que pretende e consegue ficar acima das médias de produções muito ruim como vemos atualmente. É claro que uma obra menor, comparando com o livro, vai beber naquele clássico e em muitos outros. Já de início notamos que uma das principais personagens se chama EMA. O mesmo que EMA BOVARY do livro. E depois tem, é claro, a cópia da traição amorosa. Não nos esquecemos que o livro trata fundamentalmente de uma crônica de costumes associada à uma visão moral. Enquanto o filme pretende ir além disso. Tenta seus roteiristas e diretor dar uma nova roupagem em um clássico tão necessário como foi aquele do século 19. Só uma pergunta que não quer calar. Quem deu um conceito péssimo para uma obra que no mínimo é boa deve conhecer muito de Cinema e Cultura. Não duvido! Longe de mim! Mas que filmes os senhores (as) darão bom ou ótimo? Não vale filmes clássicos. Quero de um filme comum como este. É só uma curiosidade. Nada mais! Com certeza vocês me conhecem, pois tenho mais de 100 comentários neste mesmo site. E o de vocês é o primeiro que leio. Repito e com todo o respeito que merecem. Por favor me respondam. Forte abraço! Fico só na expectativa de vocês!
17/01/2012 - Eduardo (35 anos)
17/01/2012
Eduardo (35 anos)
9
Desculpem minha opinião, mas esse filme ficou muito aquém da minha expectativa. A fotografia é ótima, mas eu me segurei pra não dormir durante o filme. O clima não envolveu, nos primeiros 40 minutos até se cria uma expectativa boa, mas a partir daí o enredo não convence, não acontece quase nada, as cenas ficam muito longas, e o filme perde qualidade. Um filme como Rashomon, de 1948 é muito mais envolvente que esse italiano.
09/03/2012 - Stefânia (24 anos)
09/03/2012
Stefânia (24 anos)
10
O romance proibido, o desenrolar e principalmente a morte trágica do filho é igualzinha do filme Perdas e danos. Parece que eles fizeram foi copiar o filme. Mas a sensibilidade de mostrar o sexo comparando com as atividades da natureza é sensacional.
17/05/2012 - Henrique (54 anos)
17/05/2012
Henrique (54 anos)
11
É um filme requintado em todos os sentidos, como é sobre uma família milionária, tudo é em cima de beleza e etiquetas, um lustre, um simples talher é filmado com destaque valorizando todo o requinte de uma família burguesa. A história é lenta e extremamente envolvente. Não é filme para a "massa". Eu achei ótimo, melhor do que esperava.
17/07/2012 - Maria Tereza Frota (50 anos)
17/07/2012
Maria Tereza Frota (50 anos)
12
Muito interessante. Tomadas de cena maravilhosas. Erotismo elegante. Tilda está deslumbrante. Consegue ir da elegância gélida e sofrida à sensualidade à flor da pele. Tudo isso, continuando clássica. A temática da sedução pela culinária consegue ter uma originalidade sensual. E também aborda o relacionamento e o interesse de uma mulher por um homem mais jovem de forma sensível. E também a reciprocidade e afinidade deste com a personagem.
24/07/2012 - Julio Neto (53 anos)
24/07/2012
Julio Neto (53 anos)
13
Minhas amigas lá de cima: Não precisa ser intelectual no mundo do cinema para comparar Visconti com essa obra de Guadagnino, não tem nada haver. Enfim, o destaque está no supreendente trabalho da atriz Tilda Swinton, na exuberante fotografia e na caprichada trilha sonora. Sob um roteiro até manjado, essa fita tem seu valor em especial naquela cena em que Tilda (Ema) sobe as escadas externas da Duomo de Milão, uma pintura.
06/11/2012 - Willian Sabino Tiano (25 anos)
06/11/2012
Willian Sabino Tiano (25 anos)
14
Achei cansativo, não gostei muito, os lugares são bonitos, mas a história não prende a atenção.
05/03/2013 - Maila Ribeiro (37 anos)
05/03/2013
Maila Ribeiro (37 anos)
15
O roteiro pode ser já conhecido por ai a fora, mas que esse filme tem um toque diferente e que prende, isso ninguém vai negar. O trabalho da londrina Tilda Swinton é marcante, provando que anda em boa fase. Enfim, um filme que merece atenção.
14/05/2013 - Chivas (49 anos)
14/05/2013
Chivas (49 anos)
16
Hum, novamente forçando a barra, agora com este filme, tem gente que chega a vir mais de uma vez e aumentar o bla bla bla, só para dar nota máxima novamente, aí é dose, gostou, fala e pronto, não precisa convencer ninguém disso, que chatice isso... Não tem nada demais neste filme, por mais que se queira escrever... Rs é monótono, tedioso e previsível... Sem contar os clichês, que já falaram... Acertou em cheio quem teve manifestação crítica...
07/06/2015 - Rosa (42 anos)
07/06/2015
Rosa (42 anos)
Filme devagar. O que salva é a fotografia. O final esquisito... Estou até agora sem entender!
23/04/2020 - Robson (60 anos)
23/04/2020
Robson (60 anos)
Drama reflexivo com relação a hipocrisia da alta sociedade, bem conduzido com a sensibilidade do cinema europeu.