Palavra e Utopia

  (Palavra e Utopia / Word and Utopia)

Sinopse


Em 1663, quando o Padre Antonio Vieira é convocado a comparecer diante da terrível Inquisição portuguesa, ele precisa explicar as idéias que defende ao questionar a escravidão, a situação dos índios e as relações império-colônia. Intrigas na corte e um pequeno mal-entendido enfraquecem o poder do jesuíta, que chegou a ser amigo íntimo do rei Dom João IV. Perante os juízes, padre Vieira passa a limpo seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, seu envolvimento na causa dos índios e o primeiro sucesso no púlpito. Este tributo de Manoel de Oliveira ao padre Antônio Vieira não é uma cinebiografia, mas sim de um corajoso documento sobre a palavra e sobre o pensar.

Informações


Título no Brasil Palavra e Utopia
Título Original Palavra e Utopia / Word and Utopia
Ano Lançamento
Gênero Drama / Épico
País de Origem Espanha / Itália / França / Brasil / Portugal
Duração130 minutos
Direção
Estúdio/Distrib. Mais Filmes
Idade Indicativa 12 anos

Elenco


... Padre António Vieira (Old)
... Padre António Vieira (Middle Years)
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários


24/12/2020 - Dunha da Cunha (35 anos)

24/12/2020
Dunha da Cunha (35 anos)

  Péssimo
Denunciar
Estou assistindo aqui na outra aba na Mostra Lima Duarte no site do Itaú Cultural. Tem 45 minutos, nesse momento. E que filme chatíssimo. Aliás, graças à pandemia do Covid-19 este é o quarto filme deste mesmo diretor, Manoel de Oliveira, que tenho acesso e são todos igualmente ruins. Filmes monótonos, filmes chatos, atuações ruins. Não tem nada de bom. No caso desse Palavra e Utopia ao menos não tem uma interpretação teatralesca tosca, mas fora isso é completamente desinteressante. O filme vai de uma sermão a outro do Padre Antonio Vieira, com leitura de carta em narração em off intercalando, e trechos de trama espalhados em poucas cenas esporádicas para fingir que se trata de um filme. Ruim, muito ruim. Antes do filme, há uma declaração do curador da tal Mostra em que ele quase admite que o filme é ruim. Assim, a Mostra tem 4 longas e 1 curta metragem, e após este só me restará mais 1, e só o curta se salva até aqui. Porque selecionar filmes tão ruins? Lima Duarte merecia uma seleção mais cuidadosa. Ou o curador poderia nos vídeos introdutórios ser honesto e dizer que não houve curadoria alguma, e os filmes da Mostra são os possíveis. Lamentável perda de tempo. Agora está rolando uma sequência de cenas em latim sem legenda. Não basta ser desinteressante, tem que ser incompreensível também.

24/12/2020 - Dunha da Cunha (35 anos)

24/12/2020
Dunha da Cunha (35 anos)

  Não vi
Denunciar
Apenas para manter o comentário anterior honesto, devo dizer que o filme melhora assustadoramente após o personagem do Padre Antonio Vieira começar a ser interpretado pelo Lima Duarte. Não muda minha avaliação, porque ainda tem um filme bisonho antes e o fato de um único ator levar a produção nas costas com sua participação não é ponto positivo para um filme.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho (spoiler), mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiler? /    
Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:


Últimos Visitados

Palavra e Utopia (Palavra e Utopia / Word and Utopia)

Copyright © 2021 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.