Bllu

Terra Vermelha

  (BirdWatchers - La terra degli uomini rossi)

Sinopse


No Mato Grosso do Sul, a comunidade indígena Guarani-Kaiowá luta para retomar suas terras ocupadas por fazendeiros. A perda das origens e do universo sagrado seduz os jovens ao suicídio. Durante uma retomada, Osvaldo, um jovem kaiowá, vive um improvável encontro com a filha do fazendeiro.

Informações


Título no Brasil Terra Vermelha
Título Original BirdWatchers - La terra degli uomini rossi
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Itália / Brasil
Duração104 minutos
Direção
Estreia no Brasil 28/11/2008
Estúdio/Distrib. Paris Filmes

Trilha Sonora


“Sacris solemnis”Composta por Domenico Zipoli
Interpretada por Coro de niños cantores de Córdoba, Affetti Musicali (Buenos Aires) e Ensemble Elyma
Conducted by Gabriel Garrido
Publicada por K617
“O gloriosa virginum”Composta por Domenico Zipoli
Interpretada por Coro de niños cantores de Córdoba, Affetti Musicali (Buenos Aires) e Ensemble Elyma
Conducted by Gabriel Garrido
Publicada por K617

Trailer



Comentários



  >> Ver todos os Comentários...

13/06/2010 - Analimar Dias (30 anos)

13/06/2010
Analimar Dias (30 anos)

17
  Ótimo
Denunciar
Olá, amigos internautas admito que após assistir o filme "terra vermelha", fiquei impressionado com o contexto, pois retrata um verdadeiro ato de irresponsabilidade das atitudes humanas, não existe respeito para com os grupos sociais indígenas, onde está o valor humano, o cuidado com as culturas peculiares, permanecendo com os preconceitos estereotipados sobre esse grupo social. Sou benjamin constant-amazonas, graduando em antropologia pela Universidade Federal do amazonas - UFAM. Abraços e felicidade;
vamos abraçar a causa indígenas... Vamos valorizar os valores milenares e tradicionais dos povos indígenas no Brasil.

30/06/2010 - Gilmar (41 anos)

30/06/2010
Gilmar (41 anos)

18
  Ótimo
Denunciar
O filme é 10 mais 1. É muito bom. Sou natural de terra do conflito. Nasci e me criei aqui. Posso ver diariamente as cenas ocorridas nos filmes, ao vivo. Não as mortes, mas a fome, o medo vivido por eles, a aculturação. Realmente é um povo por quem podemos lutar.

12/08/2010 - Francisco Paulo (56 anos)

12/08/2010
Francisco Paulo (56 anos)

19
  Ótimo
Denunciar
Fico muito p. da vida com determinados comentários que denigrem nosso Cinema. Como alguém tem a cachimônia (gosto dessa palavra) de dizer que o filme é uma porcaria como é praxe do cinema nacional? Acho que o cidadão tem que se atualizar em filme nacional e procurar estar mais antenado com Ótimas Produções Brasileiras que andam ganhando prêmios por aí à fora. Que mania de desprestigiar o que é nosso! Pessoal, quem ainda não viu, vá ver sim porque o filme é simplesmente Ótimo, basta ver os comentários de pessoas sensíveis e que sabem o que é Cinema de qualidade.

28/12/2010 - Henrique (37 anos)

28/12/2010
Henrique (37 anos)

20
  Bom
Denunciar
Acabei de assistir ao filme, achei muito interessante o que acontece na real com o povo indigena, e o capitalismo gerando cada vez mais e mais... Vale a pena assistir.

27/03/2011 - Sidney (40 anos)

27/03/2011
Sidney (40 anos)

21
  Ótimo
Denunciar
Muito bom, trata da realidade do povo indígena.

07/05/2011 - Fernando (38 anos)

07/05/2011
Fernando (38 anos)

22
  Ótimo
Denunciar
O filme e muito bom, principalmente, pois eu entendo a língua guarani que no filme mostra.

30/07/2011 - Anahy (30 anos)

30/07/2011
Anahy (30 anos)

23
  Ótimo
Denunciar
Eu gostei muito do filme, principalmente porque é bem realista, mostra bem a realidade daqui de dourados. Gostei bastante e recomendo.

28/12/2011 - Maria (58 anos)

28/12/2011
Maria (58 anos)

24
  Péssimo
Denunciar
Venham morar perto da aldeia... Conhecer os índios... Aí verão a grande mentira que a mídia e inclusive esse filme retrata. Não fossem os bracos... Eles estariam morrendo de fome! Venham passar 1 mês aqui... Garanto que mudarão seus conceitos.

21/07/2012 - Ernandes (17 anos)

21/07/2012
Ernandes (17 anos)

25
  Ótimo
Denunciar
Um ótimo filme! Não existe um elenco melhor do que um elenco composto 99% por índios para interpretar a situação atual. Para mim, mesmo que a maior parte do elenco do filme não são atores profissionais, eles se saíram muito bem, e prova disso está aí, a maioria gostaram do filme.

27/10/2012 - Ana (35 anos)

27/10/2012
Ana (35 anos)

26
  Ruim
Denunciar
É um filme que se pretende ser uma ficção fortemente baseada em dados documentais, mas acaba por distorcer a realidade. Sim os Índios sofrem e têm sua razão - pois a questão indígena no Brasil é mesmo urgente. Mas o filme distorce, ou melhor, ignora o sofrimento e a razão dos agricultores (chamados "fazendeiros" no filme, talvez para melhor associá-los a um capitalismo usurpador e opressor) que têm, sim, a posse legal de suas terras e produzem efetivamente nelas. Assim, os fazendeiros são os vilões escravizadores na ficção, e isso poderia ser lido como uma injúria aos tais agricultores "fazendeiros" reais. Os espectadores bem informados sabem que essa questão de terras é um dilema delicadíssimo, não maniqueísta, que envolve tantas questões que se torna mesmo muito difícil fazer um filme ficcional mantendo uma visão justa e imparcial, e a empreita se torna ainda mais difícil assumindo que o gênero escolhido foi o melodrama. Assim, "Terra Vermelha" escolheu o caminho mais fácil para a ficção, mas isso resultou num obra parcial e medíocre do ponto de vista da realidade. Se fosse um filme que não tratasse uma questão real tão complexa, seria absolutamente aceitável separar os bons dos maus e explorar injustiças de um só lado, mas o filme trabalha com material real e é muito ingênuo ou mesmo impossível ver o filme somente como ficção. De fato, a questão indígena em todo o território nacional é um dilema delicadíssimo que o Governo Federal deveria acompanhar efetivamente, discutir abertamente, sem hipocrisias. Ao invés do filme equilibrar os dois lados e se sustentar como um drama ou mesmo uma tragédia - que seriam dois gêneros adequados -, os produtores parecem ter escolhido o gênero mais impróprio e inadequado para o material que dispunham. Então, está aí uma lição que fica dessa experiência: ao transformar certas realidades em ficção, nem todos os gêneros, ou a mistura deles, são adequados. Certas questões, assim como biografias, pedem - as vezes exigem - gêneros determinados, e a combinação deles deve ser muito consciente e coerente com o material. Definitivamente, o tema de "Terra Vermelha" é incompatível com o melodrama. Construído como um melodrama, o filme se afasta de ser uma obra de arte cinematográfica e se aproxima de uma mera peça política notadamente parcial - não que a arte não deva ser política! Uma obra de arte genuína sabe angariar valor para si e fazer-se universal ao escarafunchar todas as verdades e reverter uma criação poderosa. Justamente nesse aspecto fundamental é que "Terra Vermelha" perdeu sua grande oportunidade enquanto criação, e seguirá testemunhando apenas um lado da questão, e ainda assim distorcido, de qualidade estética duvidosa. Isso não desqualifica obras futuras da equipe e de seus realizadores se, e somente se, houver a coragem de enxergar tal equivoco.

03/12/2012 - Josislaine Santos (20 anos)

03/12/2012
Josislaine Santos (20 anos)

27
  Bom
Denunciar
Nota 9, considero esta nota pelo fato do filme ter sido bem programado, com fatos e acontecimentos interessantes e dignos de mérito, foi este também esclarecedor, porém, com alguns detalhes que passaram por um pouco incompreensíveis.

24/10/2013 - Val (30 anos)

24/10/2013
Val (30 anos)

28
  Não vi
Denunciar
Ainda não tive a oportunidade de ver, mas só pela sinopse já fiquei interessado. Independente dos posts, me parece uma temática atual e realista em relação aos episódios que ocorrem no Brasil. Quero assistir...

01/10/2014 - Felipe (30 anos)

01/10/2014
Felipe (30 anos)

  Ruim
Denunciar
Fraco! Eu sei que os índios não são atores profissionais, mas deveriam ter ensaiado mais, trabalhado mais as cenas. Cenas muito infantis, sem impacto. Um tema que poderia render um bom filme.

11/02/2015 - Donaldo Coelho da Silva (72 anos)

11/02/2015
Donaldo Coelho da Silva (72 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti, ontem, na TV. Concordo plenamente com o racional comentário do cinéfilo Francisco Paulo. Excelente filme, fazendo uma menção honrosa dos atores amadores que se saíram muito bem.

29/07/2015 - Robertocarlosm (55 anos)

29/07/2015
Robertocarlosm (55 anos)

  Bom
Denunciar
Assisti no canal telecine action hd, muito bom, história bem produzida e dirigida, atuações convincentes.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho (spoiler), mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiler? /    
Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:


Últimos Visitados

Terra Vermelha (BirdWatchers - La terra degli uomini rossi)

Copyright © 2021 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.