Comentários
18/01/2014 - Sérgio E Luana Sarmento (08 anos)
18/01/2014
Sérgio E Luana Sarmento (08 anos)
Assisti nesta manhã/tarde NO CINEMA quando de seu lançamento nacional. Olha! Gostamos desta verdadeira animação. Em um desenho de característica bem simples. Nada de coisas sofisticadas como os filmes de indústria americana. Com argumentos bem diferentes de outras produções. Um filme para se pensar. E acredito que os pequenos e os grandes vão ter farto material de análise. Minha neta gostou muito. Mesmo sendo um filme diferente de muitos outros vistos ultimamente. E com isso ou apesar disso tenho a mais absoluta certeza (mesmo não assistindo todos lançamentos de anime da semana) que este filme é o melhor "desenho" dos últimos tempos. Pois acima de tudo é uma baita produção nacional e de rara qualidade. No mais é levar uma criança e curtir tudo isso que vemos em tela. É produto pronto para exportação (ele é mudo) mas principalmente abiscoitar vários prêmios por este mundo afora. Porque, repito, qualidades tem e de muita sobra afirmo. Ah! Não poderia deixar de citar o amigo Lautner Angelov que pelo visto não assistiu todos os filmes ditos infantis da semana. Pois com certeza faltou assistir o melhor. E que é este que comentei acima mesmo. Afirmo isso com a maior certeza. Mesmo, ainda, não tento assistidos os mesmos que você assistiu em 17/01 passado. Mas na semana, com minha neta, vou atrás deles. E depois os filmes que você assistiu são comuns e todo mês tem um lançamento igual. Mas O Menino e o Mundo e de uma raridade única mesmo sob todos os aspectos cinematográficos. Mas com certeza você vai se redimir e dando um raro prazer para você mesmo assistindo esta linda produção nacional.
13/01/2015 - Alexandre Reis (39 anos)
13/01/2015
Alexandre Reis (39 anos)
Gostei do filme. Surpreende pela qualidade, já que é um filme nacional e não temos tradição em produzir grandes filmes. Só não gostei das mensagens políticas e das cenas reais. O filme poderia ter se restringido à animação e ao imaginário de quem assiste. Quando se mostra cenas reais, apenas diz o que é errado e ponto.
08/09/2015 - Keila (36 anos)
08/09/2015
Keila (36 anos)
Belíssima produção brasileira de animação. A música, o cenário, a fotografia, o lirismo, tudo nos faz pensar sobre as transformações da nossa sociedade desde a entrada do capitalismo até os dias atuais. Simplesmente fascinante, apesar de triste...
22/01/2016 - Fvfraga (29 anos)
22/01/2016
Fvfraga (29 anos)
Um filme da qualidade de ‘O Menino e o Mundo’ já era uma conquista para a animação brasileira antes mesmo de ser premiado internacionalmente. Vencer o prêmio principal “Cristal de Melhor Animação” para a crítica e também de “Melhor Animação para o Público”, da 54ª edição do Festival Internacional de Animação Annecy (Festival International du filme d'Animation d'Annecy) 2014, foi sua consagração como uma das melhores produções, do gênero, nos últimos anos. Ser indicado ao Oscar e ser amplamente distribuído nos Estados Unidos, além de ser mais um reconhecimento de competência é o seu triunfo como um produto com grande potencial comercial.
É no mínimo um desperdício, que o mercado de distribuição cinematográfica nacional ignore essa capacidade de bons lucros com a bilheteria deste filme, mesmo após a indicação ao Oscar de Melhor Animação. É provável que ele retorne em muitas salas mais próximo da premiação - ainda mais se ele conseguir a façanha de ganhar - se tornando a “zebra vencedora” do ano, “dark horse” como sugerido pelo site especializado em cinema Indiewire. Ainda assim o descaso na forma como está sendo distribuído no Brasil, antes e depois de suas indicações e vitórias em diversas premiações é espantosa. O mais absurdo é que o filme tenha sido assistido mais em países como a França e EUA, do que no circuito nacional, fazendo com que muitos dos brasileiros só descubram o filme por que foi indicado ao Academy Awards.
Os artistas produtores de animações nacionais vêm dando mostras de uma ânsia de produção cultural de qualidade já há bastante tempo. Produziram o “hippie” ‘Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'Roll’ de 2006, o “criticamente histórico” ‘Uma História de Amor e Fúria’ de 2013 (dirigido por Luiz Bolognesi, também vencedor do Prêmio Annecy em 2013), o gaúcho ‘Até que a Sbornia nos Separe’ de 2014, além dos filmes e séries da “Turma da Mônica”, entre outros. Até com longas-metragens de computação gráfica 3D se aventuraram, como o vanguardista ‘Cassiopeia’ de 1996 e a simpaticíssima continuação de ‘O Grilo Feliz’ de 2001, ‘O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes’ de 2009.
‘O Menino e o Mundo’ é o segundo longa-metragem de animação do diretor Alê Abreu, que antes havia animado o encantador e didático ‘Garoto Cósmico’, onde já apresentava sinais de sua competência criativa. Conforme declarou em algumas entrevistas, seu segundo longa nasceu da ideia de produzir um documentário animado sobre as ditaduras. Durante o seu trabalho começou a imaginar um menino de traços simples em meio aos cenários que estava concebendo. E como a narrativa foi criada em meio a edição do que já havia feito, ele ganhou este jeito criativo e inovador que situa o menino em diversos contextos históricos-sociais.
Suas pesquisas sobre governos ditatoriais se mesclaram de forma orgânica e crítica com a história do Brasil, da América Latina, as relações familiares e sociais, além de retratar os sentimentos das crianças que descobrem o mundo. Veem-se representações de situações como a dos “retirantes”, que têm que deixar as famílias para ir “ganhar a vida” nas grandes cidades. Viajamos pelas favelas onde esses trabalhadores mais pobres têm que ir morar. Como pano de fundo para tudo isso, temos a repressão do estado, os conflitos bélicos e a industrialização desenfreada, que destroem o meio-ambiente.
Ao mesmo tempo acompanhamos de forma melancólica o garoto saindo em sua aventura de descobrimento, em busca do pai que não retorna para casa. Nos identificamos quando ele encontra a si mesmo adulto, retornando ao local onde morava, exemplificando um ciclo de gerações. No caminho quando ele encontra o pai, o mesmo está mudado, “calejado” pela vida difícil de trabalho pesado. Dessa forma ele vai tomando consciência, assim como nós durante a infância, de que o mundo nem sempre é um local agradável.
Deste modo o filme animado consegue abordar temas sérios como a globalização, a crise econômica, a mudança de valores, o que agrada os adultos mais críticos. Mesmo abordando assuntos socialmente relevantes ele não esquece de divertir com sua explosão de cores e cenários deslumbrantes que atraem as crianças. Seu traço 2D é simples, quase como se fosse feito com um giz de cera, mas seus cenários são complexos, muitas vezes passando a sensação de serem tácteis. Muitas cenas são lúdicas, outras quase psicodélicas, principalmente as que remontam às guerras, dignas das que inovavam no longínquo ano de 1982, no filme ‘The Wall’ do Pink Floyd. O próprio personagem principal, que lembra os desenhos simples de “tracinhos” que fazíamos em nossos cadernos escolares, tem uma vitalidade e personalidade muito cativantes.
E tudo isso é conseguido praticamente sem diálogos, pois os únicos presentes são em uma Língua Portuguesa invertida e ininteligível, dando uma aura de mistério para aquele mundo. Embalado por músicas da Barbatuques, Naná Vasconcelos, Emicida e GEM (Grupo Experimental de Música). Com destaque para a canção tema de Emicida – ‘Aos olhos de uma criança’, que nas palavras do diretor “se encaixou perfeitamente”. Os músicos também participaram da dublagem do filme que traz as vozes de Emicida, Vinicius Garcia, Nana Vasconcelos, Alê Abreu e Melissa Garcia que tiveram a difícil missão de falar “de trás para frente”.
Agora o “tupiniquim” conhecido pelos gringos como ‘Boy & the World’ e na França como ‘Le Garçon et le Monde’ tem a missão de representar o Brasil no Oscar 2016. Sua indicação já é uma vitória e um conforto, já que nosso melhor filme de 2015 ‘Que Horas Ela volta?’, ficou de fora. Todas as animações que concorrem merecem pela sua qualidade técnica e já são vencedoras só de estarem concorrendo, mas como é uma competição, nosso principal concorrente aparentemente é o filme da Pixar ‘Divertida Mente’ (2015).
A animação norte americana produzida pelo braço da Disney teve um orçamente de 200 milhões de dólares, enquanto o brasileiro apenas 2 milhões de reais. É muito provável que como prêmio de uma indústria, o primeiro seja o mais votado pelos membros que pertencem a esse mercado. Entretanto, se o critério fosse realmente “meritocratico” ‘O Menino e o Mundo’ seria merecedor pelo que fez com a restrição de orçamento; e comparado ao principal rival é mais inovador. Ainda que ‘Inside Out’ seja um dos melhores filmes da Pixar é inegável que seus filmes já estão todos um tanto parecidos demais, tanto que antes deste, a empresa criadora da nostálgica franquia “Toy Story” passou por um hiato na sua genialidade criativa nos últimos anos.
Alê Abreu e Luiz Bolognesi já anunciaram que vão produzir suas próximas animações em parceria, por isso, podemos esperar que a cooperação renda bons frutos e que continuemos tendo muitos filmes de qualidade, dentro do gênero, nos próximos anos.
12/02/2016 - Giovani Macedo (26 anos)
12/02/2016
Giovani Macedo (26 anos)
Lindo filme, delicado, tomara que vença o Oscar apesar de achar difícil por concorrer com o excelente Divertida Mente, mas muito bom ver uma animação brasileira tão grandiosa e merecedora dos prêmios que vem recebendo...
15/02/2016 - Leane Souza (36 anos)
15/02/2016
Leane Souza (36 anos)
Maravilhosíssimo filme. Fico muito contente que essa seja uma produção nacional. O menino, graciosamente acompanha as transformações da sociedade no decorrer de sua busca. Os olhares, respiração e os suspiros do menino durante o filme, achei de uma inocência linda. Todos os concorrentes são de ótima qualidade e, ainda existe um fator gigante chamado "Divertidamente", mas, se o menino e o mundo ganhar o Oscar, será absolutamente merecido.
28/02/2016 - Lucas Fera (19 anos)
28/02/2016
Lucas Fera (19 anos)
O filme é muito bonitinho. Apesar de ser um filme simples, trata-se de uma produção rara em um país como o Brasil, e retrata exatamente o mundo moderno e a mentalidade de uma criança.
28/02/2016 - Rudrigui (33 anos)
28/02/2016
Rudrigui (33 anos)
Olha... Desenho muito cabeça... Cabeçudo até demais beirando ao chato... Esquentou o HD de todo mundo que estava no auditorio assitindo... Não merece o oscar... NOTA 10 pela representação gráfica... Espetacular... Como desenho É INDISCUTIVEL... Lindos traços, lindo colorido, criatividade fora do comum, nivel internacional realmente... Mas infelizmente como história ficou muito complexa... É muita reflexão pra um adulto... Deu pena da criança que estava assistindo.
16/04/2016 - Scoobysnnax (38 anos)
16/04/2016
Scoobysnnax (38 anos)
É simples, porém bonito visualmente, inocente em toda ambientalização, a questão do som perfeita... Mas é confuso também! Não é pra criança mesmo. E quem vier com historinha de que o filhinho ou netinho adorou é porque quer extrapolar no fanboyzismo ou insinuar que tem filho cinéfilo intelectualizado que também adora assistir Lars Von Trier e afins as escondidas. Ah, vá.
11/11/2020 - Dunha da Cunha (35 anos)
11/11/2020
Dunha da Cunha (35 anos)
Os 15 minutos finais do filme é uma das melhores coisas que eu já vi no cinema nacional, se não a melhor. Infelizmente tem 1 hora de filme antes.