Tatuagem


Sinopse


Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Clécio, que faz parte de um teatro, muda de vida ao conhecer Fininha (Jesuíta Barbosa), apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. A aproximação cria uma marca que nos lança no futuro, como tatuagem.

Informações


Título no Brasil Tatuagem
Título Original Tatuagem
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Brasil
Duração110 minutos
Direção
Estreia no Brasil 15/11/2013
Estúdio/Distrib. Imovision
Idade Indicativa 16 anos

Trailer



Comentários


22/11/2013 - Sérgio Sarmento (60 anos)

22/11/2013
Sérgio Sarmento (60 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti nesta tarde NO CINEMA quando tivemos sua estreia em minha cidade. Olha! Baita filme! É mais um filme de exceção que assisto neste ano vindo de Pernambuco. Estado que ao menos nos últimos anos vem colocando o CINEMA nacional na vanguarda dos acontecimentos. E esse filme Tatuagem juntamente com O Som ao Redor do Kleber Mendonça Filho estão ai para confirmar minha afirmação. O sexo é seguramente uma das coisas mais atrasada em nossa sociedade. Mesmo com todos os avanços que conseguimos. Se em sexo conseguimos um avanço em nossas relações normais. Em tudo aquilo que é conservador ou patriarcal vem a repressão para acabar com tudo. E é exatamente nesse seguimento que o filme de estreia do bom diretor Hilton Lacerda se apoia. Pois seu filme em última análise fala de comportamento. De quebrar paradigmas. De avanços na moralidade. Mas fundamentalmente, o que para mim é mais importante, nos fala de LIBERDADES. Essa palavra mágica que teimamos em fechar os olhos para todo o seu significado. É obra ousada, pois apresenta cenas de sexo quase explicita entre homens. Nos apresenta várias cenas de NU de ambos os sexos. E, ainda, de quebra nos mostra a iniciação sexual de um soldado do exército nacional. Não podemos esquecer que o filme se passa em 1978 em plena ditadura civil/militar. E com isso nos mostra como a repressão sexual e vista de dentro de um quartel militar. E depois o filme nos coloca em discussão o serviço da censura da ditadura. Pois o cabaret e teatro Chão de Estrelas. Um grande elo que une e dá serviço aos personagens do filme. E em certa altura do filme é invadido por nosso Exército Militar para reprimir um musical representado por eles. Por fim gostaria de dizer que o filme confirma todo o talento deste ótimo ator Irandhir Santos que merecidamente ganhou o prêmio de melhor ator do Festival de Gramado 2013. Como igualmente o filme ganhou o KIKITO de melhor filme. E quem não conhecia como ator, pois simplesmente é seu primeiro filme. Falo do excelente Jesuita Barbosa que faz o papel de soldado e namorado de Irandhir. Aliás a obra TATUAGEM é daqueles filmes que nasceram para ganhar prêmios em festivais de CINEMAS pelo mundo aforo. Pois seu maior valor é instigar as pessoas para um grande debate. Coisa que conseguiu comigo! Pois fiquei apaixonado pelo seu criativo roteiro e " louco " para escrever, conversar sei lá discutir com alguém.

31/01/2014 - Eduardo (27 anos)

31/01/2014
Eduardo (27 anos)

  Ótimo
Denunciar
Muito bom um filme muito interessante. Os melhores filmes do Brasil.

23/05/2014 - Thiago (24 anos)

23/05/2014
Thiago (24 anos)

  Ruim
Denunciar
Eu achei o filme bem ruim.

18/12/2014 - Danielle (34 anos)

18/12/2014
Danielle (34 anos)

  Péssimo
Denunciar
Afffff esse filme não diz lé com cré! Pornografia e viagem na maionese pura e simples.

26/02/2015 - Camila Sardinha (39 anos)

26/02/2015
Camila Sardinha (39 anos)

  Ótimo
Denunciar
Maravilhoso. Mas não é pra todos os gostos. Assisti pela TV a cabo e achei o filme bem interessante e peculiar. Lindo, recomendo.

09/03/2015 - Henrique (57 anos)

09/03/2015
Henrique (57 anos)

  Ruim
Denunciar
Não gostei,80% dos personagens eram travestis, a história até que é legal, mas tinha muitas apresentações teatrais horríveis de ver, teve uma que eles cantavam uma música sobre pumm onde varias pessoas dançavam nuas com as budas para traz como se soltassem pum, bizarrice total.

20/09/2015 - Lucas (22 anos)

20/09/2015
Lucas (22 anos)

  Ótimo
Denunciar
Gente eles transam de verdade ali? Chocado.

28/09/2017 - Raí (41 anos)

28/09/2017
Raí (41 anos)

  Ótimo
Denunciar
Filme genial. Mas é para quem, realmente, conhece a sétima arte, pois apesar de parecer simples é bastante denso. Boas atuações dos protagonistas. Ótima direção. História bem próxima da realidade repressiva dos anos de ditadura. Um dos melhores filmes nacionais a que já assisti. Sobretudo, suave e poético.

06/01/2018 - Kassio (20 anos)

06/01/2018
Kassio (20 anos)

  Bom
Denunciar
Um belo filme nacional, uma trama precisa e um elenco cheio de nomes de talento, Ariclenes, Jesuita, Irandhir e Rodrigo são belas revelações, a história em si apresenta uns momentos chatos, mas vale dar uma olhada.

18/03/2018 - Scoobysnnax (40 anos)

18/03/2018
Scoobysnnax (40 anos)

  Ruim
Denunciar
Diverte um pouco na parte dos números teatrais. Mas no geral, uma caca, não tem nada de arte essa baixaria toda. E um final sem nexo, afff! Acho tão bom quando o cinema nacional mostra que não está mais nessa vibe de ser apelativo e nos traz obras como O Contador de Histórias, De Passagem, Mundo Cão, etc. Grandes obras que não são apelativas em nada! Agora filmes como esse tatuagem é só pro povo ter motivo pra justificar que o cinema nacional não evoluiu e continua sendo só uma chuva de sexo e baixaria.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho (spoiler), mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiler? /    
Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:


Últimos Visitados

Tatuagem (Tatuagem)

Copyright © 2021 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.