Em Busca de Iara


Sinopse


A vida da guerrilheira Iara Iavelberg, mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura.

Informações


Título no Brasil Em Busca de Iara
Título Original Em Busca de Iara
Ano Lançamento
Gênero Documentário
País de Origem Brasil
Duração91 minutos
Direção
Estreia no Brasil 27/03/2014
Idade Indicativa 12 anos

Elenco



Trailer



Comentários


28/03/2014 - Sérgio Sarmento (60 anos)

28/03/2014
Sérgio Sarmento (60 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti nesta tarde NO CINEMA quando de seu lançamento nacional. Olha! Quando dos 50 anos da ditadura militar/civil que vai transcorrer em 01.04.2014. E com certeza toda a população brasileira não terá nada para comemorar. Pois tivemos dentro destes 50 anos. Vinte e um anos de uma das ditaduras mais violentas de toda a história do Brasil. E este notável filme é dos tantos bons que revisitam este período. E como a querer falar para que todos nós não cometamos ou não deixamos acontecer fatos lamentáveis como esse narrados nesta bela obra cinematográfica. Sempre é um raro prazer assistir filmes documentários que nos trazem fatos novos como esse da ditadura. Sou e serei sempre um dos maiores críticos deste período que abrange 1964 até 1985. Pois vivi todo este período. E de maneira alguma poderia estar falando, hoje, coisas como essa naqueles tempos. O que chamamos " anos de chumbo ". Pois tudo era terminantemente proibido inclusive filmes que tinha que ir em excursão no vizinho e liberal Uruguai para assistir. E é em 2006 que uma sobrinha ( Mariana Pamplona) de Iara Iavelberg inicia a realização deste documentário no intuito de desvendar a morte de sua tia. Morta em circunstancias jamais totalmente clara. Pois a versão dos militares ontem, hoje e sempre dizem que foi suicídio. Coisa que ao longo do filme e postada como sendo uma mentira oficial do estado policialesco daquela época. Com uma belíssima pesquisa de campo conseguida por Mariana e o diretor Flavio. Conseguindo com isso realizar coisas muito boa em matéria DE CINEMA. Com passagens emotivas pelos seus irmãos. Dos namorados e dos colegas de luta armada. O filme vai desvendando coisas não esclarecidas até então. O depoimento que mais chamou a atenção, pela carga dramática, foi do medico ginecologista de Iara. O já hoje veterano doutor nos fala chorando sobre a garra, sobre a luta daquela mulher linda e inteligente. E deixa um pergunta no ar que deu um " nó em minha garganta " ao dizer. " Mas gente eles queriam mudar algo. Transformar um estado como aquele com poucas pessoas ". Mas ontem, hoje e sempre direi a maior clareza. Era sim um verdadeiro suicídio. Mas eram seus sonhos de liberdade. E nisso ninguém tem direito algum de " matar " um verdadeiro sonho. Com isso o final é trágico como o de muitos outros que igualmente lutavam, naquela época, por um sonho até diria difícil com certeza. Mas era uma ação muito valida. Enfim! É mais um filme que coloca de uma maneira admirável mais combustível em um tema que é sempre atual. Pois fala de nossas liberdades e com isso de nossos sonhos. É muito bom sonhar! Recomendado principalmente para jovens e que estes vejam aquela situação e não permitam que coisas, como da época, não se repitam de maneira alguma em um futuro. Próximo ou não!

24/05/2014 - Paulo (28 anos)

24/05/2014
Paulo (28 anos)

  Regular
Denunciar
Assisti ao documentário. Achei tendencioso e uma propagandista da esquerda revolucionária. Gostaria de ver um filme ou documentário que mostrasse o que realmente aconteceu. Está chato ver filmes e documentários que só mostram os "revolucionários" esquerdistas como bonzinhos que queriam o bem para o Brasil. Sabemos que não foi assim. Os militares só deram o golpe para evitar o pior: que o Brasil se tornasse um país comunista e escravo da URSS.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho (spoiler), mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiler? /    
Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:


Últimos Visitados

Em Busca de Iara (Em Busca de Iara)

Copyright © 2021 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.