Nise - O Coração da Loucura

  (Nise: O Coração da Loucura)

Sinopse


Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova e revolucionária forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia.

Informações


Título no Brasil Nise - O Coração da Loucura
Título Original Nise: O Coração da Loucura
Ano Lançamento
Gênero Drama / Épico
País de Origem Brasil
Duração106 minutos
Direção
Estreia no Brasil 21/04/2016
Estúdio/Distrib. Imagem Filmes
Idade Indicativa 12 anos

Elenco


... Nise da Silveira
... Eugênia
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários


23/04/2016 - Sérgio Sarmento (62 anos)

23/04/2016
Sérgio Sarmento (62 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti nesta manhã, NO CINEMA, na tradicional sessão especial dos sábados pela manhã. Olha! Que belíssimo filme. Esse filme além de ser muito bom se presta para homenagear uma heroína chamada Nise da Silveira. Uma notável doutora e psiquiatra brasileira. Quem é que disse que não temos heróis do sexo feminino? Pois temos sim! E essa alagoana (outra grande surpresa) que chamaremos eternamente de NISE SILVEIRA. Pessoa que combateu o eletrochoque e a lobotomia em seus doentes. Por isso foi execrada pela comunidade médica POR NÃO USAR meios sabidamente reacionários. Notável discípula do grande médico psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung. E é dela a aplicação, no Brasil, do inconsciente coletivo. Dos arquétipos e personalidade extrovertida. Mas uma vez repito. Uma grande mulher e nisso percebemos logo no primeiro fotograma (isso não existe mais - mas como sou um dinossauro fica por isso mesmo) vemos a doutora Nise bater em uma porta que ninguém atende. Mas ela insiste. Bate com mais força. Para finalmente dar murros naquela porta. Para finalmente alguém abrir. Com isso constatamos que acima de tudo ela é uma forte. E que nada vai abalar sua segurança e determinação. Filme simpático e fácil de se assistir. Com um roteiro magnífico e feito. Pasmem! A oito mãos. O filme projeta e confirma o grande diretor que é Roberto Berliner. Diretor de grandes documentários. Só vou citar um que é A Farra do Circo (2014). Esse tipo de filme é o que os "entendidos" chamam de "filme verdade". E essa obra que assisti pela manhã. Não deixa de ser um "documentário" pois é um drama que nos fala, de parte de uma vida, da sensacional NISE SILVEIRA. E que no final quando aparece a verdadeira, já bem velhinha, nos dá "uma canja" de personalidade. Gostaria, ainda, de dizer para quem, as vezes e negativamente, escrevem que os filmes nacionais são ruim e que os brasileiros não sabem fazer boas obras. Deveriam mudar suas teses arcaicas e ultrapassadas há muitos anos. E quem escreve isso é um cinéfilo (nuca esqueçamos é de quem só assiste filmes na tela grande) e acompanha os filmes brasileiros desde as chanchadas da produtora Atlântida (É isso mesmo! Aquela dos filmes dos diretores WATSON MACEDO e CARLOS MANGA e dos atores Oscarito, Ankito e Grande Otelo). Temos outros profissionais. Mas ficarei só nestes para não cansar a "beleza de vocês". Para finalmente dizer que é filme nacional que necessariamente devemos prestigiar pelas suas qualidades. Ah! Não poderia deixar de falar da exuberante interpretação desta notável atriz que é Gloria Pires como nossa grande heroína NISE SILVEIRA. É um enorme prazer falar tudo isso desta atriz que valoriza muito as coisas que faz (principalmente os filmes, as obras sérias como é este).

25/04/2016 - Ítala Portugal (31 anos)

25/04/2016
Ítala Portugal (31 anos)

  Ótimo
Denunciar
Excelente filme! Dra. Nise é uma heroína nacional! Pena que como todo filme é um recorte, ele não mostra nem a metade da brilhante história dela, mas, sobretudo, vale a pena assistir!

25/07/2016 - Nilson Jr. (52 anos)

25/07/2016
Nilson Jr. (52 anos)

  Ótimo
Denunciar
O filme consegue estruturar com o colorido da comoção as diferentes subjetividades restringidas pela loucura, graças à ajuda de um elenco afiado de coadjuvantes. Jaques Morelembaum excelente com a trilha que consegue acompanhar perfeitamente a história. Expressar personalidades brasileiras que nos emocionaram ou que tenham feito trabalhos que pouquíssimas pessoas conheçam, mas que foram fundamentais para a nossa história e para a história da humanidade, heróis da vida real, esse é o caminho do cinema nacional através de atores geniais como é o caso de Glória Pires.

08/12/2016 - Mrc (44 anos)

08/12/2016
Mrc (44 anos)

  Ótimo
Denunciar
O filme é, simplesmente, mais que perfeito. Assistam.

27/12/2016 - Kassio Freitas (19 anos)

27/12/2016
Kassio Freitas (19 anos)

  Bom
Denunciar
Uma história bonita e merecia ser contada, Glória Pires a interpretou brilhantemente e deu o tom a trama que simples, mas conquista a qualquer um.

16/03/2017 - Luisa Cardoso (60 anos)

16/03/2017
Luisa Cardoso (60 anos)

  Ótimo
Denunciar
Filme brasileiro excelente. Pena que não tenha sido bem divulgado, para que os brasileiros conheçam o trabalho da Dra. Nise e a importância que teve na psiquiatria. Gloria Pires, como sempre, atuou magistralmente no papel da protagonista.

18/03/2017 - Paulo Nobre (60 anos)

18/03/2017
Paulo Nobre (60 anos)

  Ótimo
Denunciar
Que filme espetacular! Como o cinema, quase sempre é cultura. Não é a toa que é considerada a sétima arte. Já passei várias vezes pelo ex Centro Psiquiátrico Pedro II (agora chamado de Instituto Municipal Nise da Silveira), aqui perto em Engenho de Dentro, mas nunca imaginei que ele continha uma as histórias mais bonitas e interessantes da psiquiatria brasileira. Que grande brasileira e profissional foi essa mulher, que em 1944 lutou contra muito machismo e preconceito para levar adiante o que achava ser melhor para os seus "clientes". Falar de Glória Pires como atriz é chover no molhado, portanto gostaria de ressaltar a super competente direção de Roberto Berliner e a excelente atuação dos atores, que desempenharam seus papéis com realismo absurdo. O FILME VALE A PENA.

28/07/2017 - Elvira Akchourin do Nasci (62 anos)

28/07/2017
Elvira Akchourin do Nasci (62 anos)

  Ótimo
Denunciar
Um filme que emociona e faz refletir sobre o inconsciente dos doentes mentais, especialmente dos esquizofrênicos. A psiquiatra Nise da Silveira revolucionou os métodos de tratamento da doença, até então empregados, que se restringiam aos eletrochoques e à lobotomia. Ela começou seu trabalho em Engenho de Dentro (RJ) em 1944, preferindo chamar os doentes de "clientes", porque achava que o termo "pacientes" deveria ser aplicado a quem cuidava deles. Deixando-os livres, respeitando sua individualidade, tentando entender o porquê da agressividade de alguns, Nise enfrentou a descrença dos psiquiatras reacionários. A terapia da pintura, aliada à música, fez aflorar inúmeros talentos e entrou para a história. A exposição dos quadros, organizada pelo crítico de Arte, Mário Pedroza, surpreendeu a todos. Gostei especialmente de uma frase dita por Nise a um colega: "Eu uso o pincel, e você usa um picador". Algumas cenas marcantes foram ao do primeiro passeio ao ar livre, a quadrilha, o amor transmitido na relação entre os clientes e os animais. A própria Nise tinha dois gatos. Muito boa a ideia de, ao final do filme, mostrar imagens da verdadeira Nise da Silveira e dos seus clientes. Fantástica atuação de Glória Pires, muito sóbvtia e discreta, e do elenco. Recomendo assistir com atenção e emoção.

31/03/2019 - Willian Sabino Tiano (31 anos)

31/03/2019
Willian Sabino Tiano (31 anos)

  Ruim
Denunciar
Música muito chata que toca no filme. Não consegui continuar assistindo.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho (spoiler), mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiler? /    
Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:


Últimos Visitados

Nise - O Coração da Loucura (Nise: O Coração da Loucura)

Copyright © 2021 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.