O Paciente - O Caso Tancredo Neves


Sinopse


Os últimos dias da vida de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil, eleito pelo colégio eleitoral no Congresso Nacional, depois da ditadura militar. Toda a expectativa da população brasileira e a doença de Tancredo, que depois de 39 dias de internação, morreu no dia 21 de abril de 1985, nunca sendo empossado.

Informações


Título no Brasil O Paciente - O Caso Tancredo Neves
Título Original O Paciente - O Caso Tancredo Neves
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Brasil
Duração100 minutos
Direção
Estreia no Brasil 13/09/2018
Estúdio/Distrib. Downtown Filmes
Idade Indicativa 10 anos

Elenco


... Tancredo Neves
... Risoleta Neves
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários


19/09/2018 - Sérgio Sarmento (65 anos)

19/09/2018
Sérgio Sarmento (65 anos)

  Ótimo
Denunciar
Assisti NO CINEMA quando de sua primeira semana de lançamentos no Brasil. Olha! É um bom filme! Obra que sedimenta uma história que quem tem menos de 45 anos de maneira alguma acompanhou. É um "pedaço" do Brasil que os mais novos se não procurou saber perde sensacionalmente tudo isso. O veterano diretor Sérgio Rezende ousou magnificamente nos apresentar aqueles 37 dias de agonia e desespero pela qual passou o povo brasileiro quando da doença do senhor Tancredo Neves eleito indiretamente presidente do Brasil. E que nunca foi presidente, na real, pois de maneira alguma foi empossado no cargo. Pois Sergio Rezende soube fazer daquilo. Da doença e não se tornar uma coisa chata em um até bom suspense. O diretor tem como produtora sua mulher que é a Mariza Leão justamente e com a Morena Filmes Ltda propriedade dos dois no ramo cinematográfico. Portanto garantia de um produto bem acabado e que satisfaz os mais exigentes conhecedores de um produto chamado cinema e que por coincidência um destes é esse que vos escreve. É obra que me fez lembrar daqueles idos de 1985 de onde todos acompanhavam com um nítido por jornais rádios e televisão com grande interesse. O filme é muito feliz quando mostra a atrapalhada daqueles médicos que tinham como paciente o senhor Tancredo. E se esses "doutores" fossem mais profissionais seguramente não teríamos tantas inseguranças e tristezas. O filme também se presta para provar que os brasileiros adoram "salvadores da pátria" coisa o que acontece deste o senhor Getúlio Vargas nos anos 1950. Passando por esse mesmo Tancredo e prosseguindo com o senhor Luis Inácio da Cunha. Aliás e aproveitando. Está se encaminhando para as próximas eleições de 07 de outubro vindouro coisa semelhante. Pois novamente estaremos elegendo mais um legitimo "salvador da pátria". Quem viver verá! O brasileiro merece mesmo! Enfim e terminado mais um comentário para o site InterFilmes. Posso afirmar que é filme que deveria e deverá ser prestigiado. Muito pelo seu conteúdo histórico e principalmente por aquele final apoteótico com a música sensacional que é CORAÇÃO DE ESTUDANTE (de 1983) do sempre ótimo MILTON NASCIMENTO o "bituca" das Minas Gerais. É sensacional tudo isso! Cruz credo!

18/10/2018 - Eduardo (37 anos)

18/10/2018
Eduardo (37 anos)

  Ótimo
Denunciar
Eu me lembro do dia 24 de abril de 1985, com 4 anos de idade, sentado no colo de meu pai, acompanhar com muita curiosidade entre um aglomerado de pessoas que se faziam presentes próximo a ponte do rosário da minha querida cidade de São João Del Rei, ver passar diante de mim um grande caminhão vermelho com um caixão coberto com a bandeira do Brasil. Como uma criança assustada não poderia esquecer de ver as lágrimas e toda comoção daqueles que ali se encontravam. Essa é a única lembrança que guardo do meu conterrâneo "Doutor Tancredo" como meu avô costumava chamá-lo. Lembro-me de ao longo de alguns anos seguintes ver a solitária viúva Dona Risoleta na sacada do solar dos Neves, com sua postura sempre imponente observar a passagem da procissão de uma das principais celebrações da semana santa da Igreja Católica, cujo finado marido costuma participar ainda em vida. O filme nos mostra um pouco daquilo que acredito ser uma das maiores tragédias da nossa história política. Como meu próprio avô me dissera um dia: A História é constituída de lacunas que foram devidamente preenchidas de acordo com os interesses da época. O filme O Paciente - O Caso Tancredo Neves, produzido pela Globo Filmes e baseado no livro de Luís Mir. É um filme obrigatório, Othon Bastos interpreta muito bem o papel de Tancredo. O senhor Sérgio Sarmento foi preciso com a descrição de sua crítica. No mais, assistam a essa belíssima e trágica história do nosso Brasil.

20/05/2019 - Julio Neto (62 anos)

20/05/2019
Julio Neto (62 anos)

  Regular
Denunciar
O filme é simples, porém bem feito e mostra o que realmente aconteceu nos dias que antecederam a morte de Tancredo o qual não foi empossado como presidente do Brasil após ditadura militar. Com isso os boatos que surgiram na época que ele tiha sofrido um atentado, caiu por terra. Enfim, para quem estuda história política do Brasil, o filme serve como uma boa base, além de possui atores qualificados para tal como os veteranos Othon Bastos e Ester Goes, somado ao ótimo Leonardo Medeiros e outros.

16/06/2019 - Kassio (22 anos)

16/06/2019
Kassio (22 anos)

  Bom
Denunciar
O melhor deste filme é o elenco, sem dúvidas foi gratificante ver nomes tão pouco comuns na tela grande, em ação. Esther Góes, Luciana Braga e tantos outros. Enfim a história era inédita pra mim e achei muito cansativa, mas é bem construída e detalhada, talvez valha por isto. Othon está perfeito em cena e domina com tranquilidade.

27/10/2019 - Luiz A. (71 anos)

27/10/2019
Luiz A. (71 anos)

  Bom
Denunciar
Mais um capitulo da história política do Brasil. Mostra até onde é o limite da ética médica e a vontade de aparecer. Pouco se preocupando com o paciente.

06/02/2021 - Robertocarlosm (60 anos)

06/02/2021
Robertocarlosm (60 anos)

  Bom
Denunciar
Assisti no corujão na TV globo, muito bom mesmo, história bem produzida e bem dirigida, atuações convincentes, cenas de drama bem elaboradas.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho (spoiler), mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiler? /    
Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:


Últimos Visitados

O Paciente - O Caso Tancredo Neves (O Paciente - O Caso Tancredo Neves)

Copyright © 2021 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.