Comentários
23/01/2022 - Nilson Jr. (57 anos)
23/01/2022
Nilson Jr. (57 anos)
Mesmo sendo histórico e com final conhecido, o roteiro e a narrativa é muito interessante, visa destacar à humanidade que deve prevalecer nos piores momentos. Tal compaixão representa aquilo que mantém nossa dignidade distante do fascismo daqueles que só querem conquistar por cima dos corpos e dor alheia. Ficamos tão inebriados pela história que por um momento, parece que até as esperanças se renovam para um final feliz que nunca aconteceu.
19/05/2022 - Ivan P. (72 anos)
19/05/2022
Ivan P. (72 anos)
Acabei de assistir e, gostei sim, deste filme. É um importante documento histórico. O filme tenta justificar ou reabilitar Neville Chamberlain, o Primeiro-Ministro inglês que entrou para a história por ter contemporizado com Hitler. Foi primeiro-ministro entre maio de 1937 a maio de 1940. Chamberlain ficou conhecido pela sua política externa de apaziguamento, e, em particular, por ter assinado o Acordo de Munique, em 1938, o qual concedia a região dos Sudetos da Checoslováquia à Alemanha. Menos de um ano após a assinatura do acordo, em 1 de setembro de 1939, a Wehrmacht invadiu a Polônia não restando à Chamberlain outra alternativa senão declarar guerra ao Reich, dando início assim à Segunda Guerra Mundial na Europa. Em 10 de maio de 1940, Chamberlain renunciou ao cargo de primeiro-ministro, sendo substituído por Winston Churchill. Ainda bem que esse querido "gordão" entrou nessa hora. Deve-se a ele (opinião minha) muita coisa nessa guerra para a vitória dos aliados. Sobre Neville só mais um detalhe: A reputação de Chamberlain mantém-se controversa entre historiadores. A sua boa imagem é deitada abaixo por alguns trabalhos como Guilty Men, publicado em Julho de 1940, o qual culpava Chamberlain e os seus associados pelo acordo de Munique, e por alegadamente não ter preparado convenientemente o país para a guerra. Muitos historiadores da geração posterior de Chamberlain também têm a mesma opinião, incluindo-se o próprio Churchill em The Second World War. A atriz Jessica Brown Findlay (que interpretou a Pamela Legat) me lembrou muito a atriz Keyra Knightley em algumas tomadas. Se colocar a queixadinha da Keyra fica irmã gêmea. É isso. Até mais!
31/01/2023 - Julio Neto (66 anos)
31/01/2023
Julio Neto (66 anos)
Mais um filme legal baseado no romance escrito por Robert Harris sobre o tratado da sobre a 2a Guerra no entrado de paz entre Inglaterra e Alemanha.