Romance da Empregada


Sinopse


Cinco horas da manhã, Fausta sai para mais um dia de trabalho como empregada doméstica. Espremidas no trem do subúrbio, ela e as amigas compartilham tristezas e também alegrias. Fausta vive um casamento fracassado com João, que, quando não está bêbado, trabalha numa pedreira, onde sofre um acidente. Impedido de andar, passa os dias em casa, bebendo e enlouquecendo aos poucos. Fausta continua na luta. A caminho do trabalho, passa todos os dias por Seu Zé, um velho asmático, segurador de placa do tipo "compra-se ouro" na estação terminal. A vida de Fausta é tão difícil que, a seus olhos, Seu Zé é um homem de posses. Um dia Seu Zé lhe oferece um presentinho e a convida para uma cerveja, Fausta aceita e, a partir daí, sua vida muda. Ganha radinho de pilha, passeio à ilha do Paquetá e até a promessa da realização do seu sonho da casa própria.

Informações


Título no Brasil Romance da Empregada
Título Original Romance da Empregada
Ano Lançamento
Gênero Drama
País de Origem Brasil
Duração90 minutos
Direção
Estúdio/Distrib. Paramount Pictures

Elenco


... Fausta
... João
>> Ver todo o Elenco...

Trailer



Comentários


04/04/2006 - Flávio Ridtcherbert

04/04/2006
Flávio Ridtcherbert

1
  Péssimo
Denunciar
Assim como outros filmes brasileiros Matou os pais para ir ao cinema, Lisbela e o prisioneiro, O Quatrilho, filmes da Xuxa e dos trapalhões, Deus é brasileiro, todos os filmes brasileiros até hoje são um lixo, um excremento que não servem para nada.

29/04/2006 - Dilmar Vondalf Machado

29/04/2006
Dilmar Vondalf Machado

2
  Péssimo
Denunciar
É isso mesmo Flávio, esse filme é uma decepção para o Brasil, me lembro que no dia da votação para escolher qual filme se passava no Intercine Brasil, tinha a escolha entre o Barão de Mauá, sobre o início das obras ferroviárias do Brasil, que é muito importante saber para nossa história, e também esse lixo que tem a participação da Beth Faria. Como sempre, o brasileiro vai sempre escolher filmes de sexo ou bagaceiras, que consta nesse filme.

07/05/2006 - André Lucas Machado

07/05/2006
André Lucas Machado

3
  Péssimo
Denunciar
Esse filme é um Lixo com L maiúsculo, pelo enredo, personagens, qualidade de imagem, tudo de ruim. Não sei como conseguiram fazer um filme dessa maneira. Concordo com ambos os comentários.

18/08/2006 - Bia

18/08/2006
Bia

4
  Péssimo
Denunciar
Bom, eu vi esse filme achei péssimo e bem pesado. Homem que bate em mulher, o marido que trai a mulher. Esse filme também é bem sujo, só tem palavrão. É pesado!

25/09/2006 - Mauricio

25/09/2006
Mauricio

5
  Ótimo
Denunciar
Descordo de todos os comentários, pois é um filme muito instrutivo, principalmente na hora em que ela está na estação indo comprar o seu bilhete de trem e ela percebe que o velho esta olhando para ela que se abaixa e diz palavras construtivas para o homem que olha enquanto ela se abaixa. Acho que todas as escolas deveriam passar essa perola do cinema nacional.

09/11/2006 - Naira Jane Rodrigues de F

09/11/2006
Naira Jane Rodrigues de F

6
  Ótimo
Denunciar
Discordo com quem votou péssimo, pois achei muito bom. Os filmes brasileiros, assim como sugeriu Mauricio, deveriam passar nas escolas. Aliás, sou absolutamente Betty Faria, grande atriz e mulher. Assim como O Romance da Empregada, que trata da real vida brasileira. Outros Filmes como Bens Confiscados, foi muito bom, pois tratava de vício nas drogas, o romance de uma mulher mais velha com um menino adolescente, carente e só. Foi belo e não deram importância. Gostaria que vocês colocassem em venda.

10/11/2007 - Rafael

10/11/2007
Rafael

7
  Ruim
Denunciar
O filme é ruim sim. Os personagens são estereotipados, reproduzindo clichês e alimentando preconceitos que em nada contribuem para um aprofundamento da visão do indivíduo enquanto tal. Agora, dizer que o cinema nacional só produz "excrementos" é um atestado de ignorância. Os filmes brasileiros estão sendo recebidos com louvor em vários festivais de cinema mundo afora, ano após ano. A qualidade de algumas de nossas obras é absoluta e inquestionável. Mas infelizmente esse não é o caso de "Romance da Empregada".

10/11/2007 - Otacilio

10/11/2007
Otacilio

8
  Regular
Denunciar
Eu assisti este filme e o que tenho a dizer é que bom ou ruim ele é cara do cinema brasileiro. O Brasil não é bom em criar contos e fazer filme, é bem nossa cara retratar a vida cotidiana e gostem ou não foi retratado um caso comum nos dias de hoje, só não me orgulho de só passarem esta imagem do Brasil em nossos filmes, cidade de deus, carandiru, o romance da empregada, cazuza, sempre Brasil é baixaria, prostituição, alcoolismo, drogas, tiroteios, fazer o que é a cara do pais.

14/11/2007 - Vanda Almeida

14/11/2007
Vanda Almeida

9
  Ótimo
Denunciar
A melhor cena do filme, é aquela em aparece a bundado Daniel Filho. Deveria ser mostrado a parte da frente, pois sou fã desse maravilhoso ator e diretor.

11/02/2008 - Jorge

11/02/2008
Jorge

10
  Bom
Denunciar
Achei um bom filme, assisti na época e agora na locadora, um filme com personagens brasileiros, bem dirigido por Bruno Barreto, lançado numa época em que o cinema nacional estava praticamente estagnado, boas risadas com os personagens de Brandão Filho, Cristina Pereira e Claudia Jimenez. Bety Faria como a empregada está ótima, aliás uma grande pioneira dos bons filmes nacionais, me lembro dela em A Estrela Sobe, como também o filme o Rei da Noite com Marília Pêra.

11/04/2008 - André Vinicius

11/04/2008
André Vinicius

11
  Ótimo
Denunciar
Ótimo filme, Bety Faria arrebenta. Gosto de assistir filme nacional e associar as imagens que vejo a algum livro, independente da estória do filme. Este filme fez lembrar-me de O Cortiço de Aluísio Azevedo.

16/04/2008 - Li

16/04/2008
Li

12
  Bom
Denunciar
Sinceramente, discordo dos demais comentários. O filme pode não ter qualidade visual, mas é um filme diferente mostrar de forma concreta o cotidiano da periferia, sem mostrar que a favela só tem bandido como os filmes brasileiros atuais.

12/09/2008 - Aïsha

12/09/2008
Aïsha

13
  Bom
Denunciar
Bem se vê que comentários destrutivos, que fazem comparações grotescas com filmes de baixíssimo nível vêm de quem não entende nada de cinema e que está acostumado a comer as papinhas feitas pelos americanos. Aquelas que você não precisa nem mastigar, já vem a pasta pronta pra engolir sem exercitar o seu poder crítico, a sua inteligência e a sua liberdade. Será que me fiz entender ou seria necessário um esboço lúdico com piadas imbecilizantes pra cumprir a compreensão?

25/11/2008 - Paulo

25/11/2008
Paulo

14
  Bom
Denunciar
É evidente que "Romance da empregada" não é o melhor filme brasileiro. Isso não significa, entretanto, que ele não se preste a análises bastante produtivas. Não é uma obra para agradar o paladar dos brasileiros, bem pelo contrário, o seu objetivo é fazer o telespectador sentir o que temos de diferente e de amargo na nossa conjuntura social e que merece reflexão. Nesse ponto, concordo com o comentário enviado por Aïsha (13). Só para citar um exemplo: o filme apresenta situações que demonstram a luta de Fausta para se libertar da opressão e da dominação dentro de uma sociedade machista, violenta e autoritária. A degradação do meio e das relações humanas é a própria degradação a que ela, enquanto mulher, está subjugada. Seu Zé, assim como outros homens, demonstram interesse por Fausta unicamente por ela despertar neles atração sexual. Assim, a protagonista tem consciência de que, estando com João, o marido alcoólatra, ou com seu Zé, velho tarado, ela não vai passar de um objeto condenado a todo tipo de abuso sexual. No entanto, mesmo em meio à pobreza, à humilhação, ao descaso e à marginalização, ela não aceita passivamente a conjuntura a que está condenada. Diferentemente de outras mulheres que aceitam a sua condição de submissão ideológica e cultural, Fausta vai reagir contra tais circunstâncias. A morte do marido e do amante, da qual tem participação, indica que ela consegue, ainda que parcialmente, subverter o código patriarcal. Em resumo, não é um filme de se jogar fora...

09/04/2009 - Lawton

09/04/2009
Lawton

15
  Ótimo
Denunciar
Bendita seja a democracia e a inclusão digital, podemos agradar ou ser hostil por sermos inteligentes ou ignorantes, ótimo filme, excelente interpretação de Betty Faria, Brandão Filho, Daniel Filho e todo elenco, eu e minha família demos muitas gargalhadas. Parabéns.

28/05/2009 - Paulo Rodrigues (30 anos)

28/05/2009
Paulo Rodrigues (30 anos)

16
  Bom
Denunciar
Eu gostei! Fez parte de uma época do cinema nacional. O cinema de qualquer parte do mundo, também tem coisas ótimas, boas ou ruins. Agora o que o Flávio Ridtcherbert disse, que filme brasileiro é um lixo, é um absurdo! O Cinema Nacional, e o Brasil não merecem pessoas como ele. Fora Flávio Ridtcherbert.

17/05/2010 - Francisco Paulo (55 anos)

17/05/2010
Francisco Paulo (55 anos)

17
  Ótimo
Denunciar
Sabem qual é o maior problema de nosso Povo?... É infelizmente nunca dar o valor merecido a Arte que é feita por nossos Diretores, Pintores, Músicos etc... O filme é uma pérola do Cinema Brasileiro, com ótimas atuações de artistas consagrados como Betty Faria, Brandão Filho, Daniel Filho e todos outros. Uma diversão garantida que dá de 10 x 0 em muitos filmecos Americanos idiotizados que determinados Brasileiros gastam seu suado dinheiro para ir prestigiar. ÓTIMO FILME, QUEM AINDA NÃO VIU E NÃO TEM PRECONCEITO CONTRA FILME NACIONAL, VEJA SIM, POIS NÃO VAI SE ARREPENDER.

22/05/2010 - Rafael (29 anos)

22/05/2010
Rafael (29 anos)

18
  Regular
Denunciar
O filme dá para se ver, é divertido em algumas partes... O Brandão Filho manda bem e o Daniel Filho também trabalhou muito bem... A nota é regular, pois não tem final o filme... Acabou de repente. Pecou no fim, será que a grana acabou no meio da produção?

14/09/2010 - João Luiz Azevedo (44 anos)

14/09/2010
João Luiz Azevedo (44 anos)

19
  Ótimo
Denunciar
Muito bom o filme, desempenho memorável da Beth Faria e do Brandão Filho e, principalmente, do Daniel Filho. Numa história (sub) urbana, mostra as mazelas do povo brasileiro: indiferença com os idosos, maus tratos à mulher e à empregada doméstica, precariedade nos hospitais e enrolação dos patrões sobre os empregados. Neste filme ainda vemos Claudia Jimenez, Fafy Siqueira, Eri Johnson, Stella Freitas, Marcos Palmeiras e alguns outros jovens atores em início de carreira.

07/05/2011 - Elvira Akchourin do Nasci (56 anos)

07/05/2011
Elvira Akchourin do Nasci (56 anos)

20
  Regular
Denunciar
Um filme de altos e baixos. Altos, devido às atuações de Daniel Filho, Betty Faria, Brandão Filho. Baixos, por causa do enredo irregular.

31/10/2012 - Helio Paes (61 anos)

31/10/2012
Helio Paes (61 anos)

21
  Ótimo
Denunciar
Ótimo filme com atuações marcantes de betty faria e daniel filho.

07/08/2013 - Osmar (55 anos)

07/08/2013
Osmar (55 anos)

22
  Ruim
Denunciar
Filme com história ruim, mas alguns momentos engraçados, o melhor do filme e o brandao filho... Nota 4,5...

09/03/2014 - Beto (39 anos)

09/03/2014
Beto (39 anos)

  Ótimo
Denunciar
Achei o filme muito bom.

16/03/2015 - Anderson (37 anos)

16/03/2015
Anderson (37 anos)

  Bom
Denunciar
Esse filme se passa em 88 eu acho e mostra que o Rio continua com os mesmos problemas de hoje, ou seja já se passaram 6 presidentes, 9 governadores uns 5 prefeitos e os problemas são iguais. Assisti esse fim de semana e essa foi uma das impressões que o filme me passou, ou seja me fez lembrar a frase do filme Leopardo:
" é preciso que tudo mude, para continuar como está.".

04/04/2018 - Robertocarlosm (57 anos)

04/04/2018
Robertocarlosm (57 anos)

  Bom
Denunciar
Assisti no canal Brasil hd, bom, história bem produzida e dirigida, atuações convincentes, cenas de drama bem elaboradas.

Novo Comentário
Faça seu comentário, mas por favor, siga estas regras:
- Não faça perguntas, faça comentários sobre o filme;
- Não conte o final do filme nem partes importantes para o desfecho (spoiler), mas se necessário marque o texto;
- Seja objetivo e descreva o porquê de sua nota;
- Se você ainda não assistiu ao filme, dê nota "Não vi";
- Não critique outros comentários, apenas faça o seu, sem preconceitos;
- Se você não gosta deste gênero de filme, é melhor não comentar;
- Comentários que descumprirem estas regras, serão excluídos totalmente.

 Agradecemos a colaboração. Bom uso!

O Texto Contém Spoiler? /    
Selecione o texto com "Spoiler" e click aqui.

Nome: Idade:  Nota:


Últimos Visitados

Romance da Empregada (Romance da Empregada)

Copyright © 2021 www.interfilmes.com - Todos os Direitos Reservados. Acesse a Política de Privacidade.